TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

Monografias: PROJETO - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES VIVENCIADAS NO PROJETO:

A Lei 10.639/03 foi necessária para combater o racismo, o preconceito e para incluir a educação multicultural nas escolas, propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Por exemplo, os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

A implementação da Lei é essencial para a superação dos anos de desigualdades e injustiças que se estabeleceram no sistema educacional brasileiro, se apresenta como resultado de lutas travadas ao longo da história dos grupos excluídos

Um conjunto de ações articuladas para o fomento e o fortalecimento do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira e indígenas nas escolas.

O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, após a aprovação da Lei 10.639/03, fez-se necessário para garantir uma resinificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira

Aprendemos que levando-se em conta a existência de ecossistemas fundamentais como as florestas tropicais, o pantanal, o cerrado, os mangues, as restingas e grande parte da água doce disponível para o consumo humano é preocupante a forma como estão sendo tratados.

Que deve-se sensibilizar e estimular o exercício da cidadania, para fortalecer a consciência social, ambiental e a formulação de soluções sustentáveis, e a melhoria da qualidade de vida das pessoas,

Trabalhar com diversidade cultural no ambiente escolar é muito importante, por que pode exercer influência nas pessoas e na sociedade em geral. Firma os valores voltados para o respeito as diferentes formas culturais existentes na sociedade, e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Apesar disso, é difícil modificar um quadro de segregação racial disseminado há anos na sociedade, com certeza ainda haverá muitas discussões sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com