TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Emplatação de uma oficina de debate

Por:   •  15/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

UFRPE- UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTORIA

[pic 2]

Recife, 14 de junho de 2018.

Índice

3 ...................................... Avaliação das dificuldades. 1.0

4....................................... Resultado do Questionário. 1.1

5-6.................................... Proposta de projeto Debate em Sala 2.0

7....................................... Anexo 1 Questionário

8 ...................................... Anexo 2 Cronograma de atividades

1 – avaliação das dificuldades.

  Ao iniciar meu estagio supervisionado, na escola Municipal Mario Melo, Local que já tive um primeiro contato nos anos de 2010 a 2011 como estagiário, na função de monitor de laboratório de informático. Já havia Percebido uma serie de dificuldades, porem em meu retorno á instituição, para a realização do estagio supervisionado II. Fui encaminhado para acompanha as aulas nos módulos IV e V da Educação de Jovens e Adultos, que é realizado no horário da noite nesta mesma instituição. Observando as  aulas, notei a dificuldade dos alunos em debate termos políticos e fazer analogias entre eventos históricos que eles tenha visto em sala, com temas atuais. Percebi que durantes as aulas, eles se interessam muito por temas atuais e se interessam por participar mais ativamente das aulas. Deixam ate a preguiça um pouco de lado. E se a questão correr para o campo político eles se envolve de tal maneira que nem parece que na aula anterior eles estavam um tanto apáticos em sala.

  Porem para, entender melhor essa questão, discutir com meu coordenador o Professor e coordenador da instituição Gilberto, a respeito dessa questão. Então pesamos que este interesse dos alunos, este amplamente ligado, ao quadro político vivido no Brasil. Então de que forma podemos canalizar este interesse em discutir política, como ferramenta pedagógica?

  Antes de criamos um mecanismo, precisamos averiguar as dificuldades dos alunos para traçar um projeto de aproveitamento desse interesse por parte dos alunos, em discutir e debate política. E de que forma esta discussão pode reverberar no seu processo educacional e pessoal. Fizermos um questionário para entender  se a deficiência em relação ao debate, e de que forma podemos guiar essa energia verificada poder ser utilizada em outra atividade pedagógica. No anexo I, esta o Questionário utilizado para verificar se  o que foi notado durante os primeiros encontros se confirma, e de que forma irei formata um projeto de aproveitamento dessa energia.

  1. Resultado do Questionário 

PERGUNTAS

SIM

NÃO

2

8

7

3

6

4

10

0

8

2

7

3

[pic 3]

   O resultado verificado na aplicação do questionário em sala foi de que, 10 Alunos participaram da atividade. O que corresponde a 70% do quantitativo dos alunos matriculados no Modulo IV da instituição. Nesse sentido o que podemos notar através do questionário, foi que os alunos têm muito interesse em temas políticos, porém eles não dominam os conceitos políticos, nem conciliam as questões políticos com assuntos trabalhados em sala no decorre da disciplina.

  Por outro lado o exercício de verificação das dificuldades da turma, apontou que quase a totalidade dos que participaram do questionário, querem uma atividade, em que eles possam discutir temas políticos atuais, juntando com o que foi trabalhado em sala com  os possíveis conteúdos a serem debatidos. A parti desses dados elaborei uma proposta de projeto de atividade extra, para reaproveitamos esse interesse em debater assuntos atuais, relacionados com conteúdos históricos presentes na disciplina, que podem ser extras aos temas pré-definidos no plano pedagógico da disciplina. Porem sempre com a resalva de não se distanciar dos conteúdos presentes no currículo de historia.  E de que forma podemos canalizar essa energia para debate em algo pedagogicamente aproveitável?

[pic 4]

2- Proposta de projeto Debate em Sala.

A proposta de projeto tem como fundamentos: 1 – Não se distanciar demais dos conteúdos definidos para a disciplina de historia. 2- O objetivo do projeto de fato é canalizar a energia e interesse dos alunos a respeito do momento político vivido atualmente no Pais para algo pedagogicamente aproveitável. Basicamente os alunos juntamente com o professor, discutiram o tema. O professor Dara uma ideia de que possíveis temas poderão ser utilizados, para evitarmos uma fuga de conteúdos do currículo da disciplina de historia. A partir do tema, será elaborada uma breve introdução que leve os principais tópicos presentes no tema para a turma, como também definir um material básico com informações do tema. Este material preferencialmente deve esta, como já dito antes, presente no currículo da disciplina. Feito a escolha do tema, seguiremos para a separação dos grupos que iram debate. Os temas sempre terão dois pontos, os que concordam e dos que não concordam com o tema. Os grupos se juntaram e debateram o tema primeiro entre si. Logo após  será escolhido  1 ou 3 representante por grupo. Nenhum dos grupos poderá-te mais de 4 participantes de diferença.

 Os grupos terão 5 minutos para que seus representantes falem o porquê concordam ou não com o tema. Depois de esses representantes falarem, a respeito de seus pontos de vista, o debate se amplia para a sala, onde qualquer aluno poderá falar, de forma organizada e ordeira. Cada um terá 1 minuto para fazer sua falar após 20 minutos de debate aberto os representantes dos grupos, terão mais 3 minutos para fazer suas falas finais. Seguinte esse momento o professor ira fazer uma analise do debate, buscado sempre atrelar aos conteúdos da disciplina. O objetivo é fazer com que os alunos participem das aulas mais ativamente das aulas, e aprendam á cociliar fatos da historia aos fatos atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (210.5 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com