TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto pedagógico político

Tese: Projeto pedagógico político. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 DESENVOLVIMENTO

A idade média envolve questões apresentada por diversos fatores da historiografia, como compreender quais teriam sido a partir do século III as relações entre bárbaros e romanos que tinham sido levados ao nascimento do mundo medieval, essa crise se acentuou graças ao colapso do escravismo e sua gradual substituição pelo sistema de colonato ou seja pessoas empobrecida do campo e das cidades que procuravam os grandes proprietários rurais em troca de proteção que passam a trabalhar em suas terras como colonos.

A crise do século III a inflação promovida pelos imperadores destruiu a moeda que anulou a pratica do calculo econômico ao longo prazo e como consequência a acumulação de capital no qual a maioria dos preços teve efeito desastroso sendo assim os trabalhadores desempregados se voltaram no campo e tentaram produzir os bens que queriam, desmotivando a economia e acabando com a divisão do trabalho.Com o sistema econômico destruído e acabando com a produção de armas e a manutenção de forma militar defensiva se tornou financiável o que facilitou a invasão dos bárbaros

As fontes históricas que foram nitidamente importantes para as pesquisa tem como objetivo fazer com as pessoas notem o que realmente aconteceu, essas fontes foram as seguinte: fotos, mapas documentos de pessoas que vivenciaram o período, essas fontes nos dar a dimensão do que foi aquela crise e que deixou marcas profundas para uma nação que detinha o poder. Essas fontes não só ilustra o material de pesquisa, como também mostram os principais pontos de referencia onde foram os mais afetados.

2.3 DESENVOLVIMENTO

O projeto político pedagógico representa um planejamento das ações educacionais de forma que todo trabalho pedagógico seja coerente, com uma opção, um compromisso político, esse projeto e desenvolvido por área ou por professores ou por um grupo para ser seguido por todos. A construção desse projeto terá que refletir as crenças, convicções e conhecimentos da comunidade escolar e nessa reflexão e discussão contribuirão para a construção da gestão coletiva para a formação inicial. O futuro professor precisa ter instrumentos necessários para enfrentar os desafios do cotidiano escolar, alem de uma boa base de conhecimento teórico, torna-se necessário que durante sua graduação e preciso uma boa reflexão sobre a pratica escolar, isso deve acontecer durante todo curso estabelecendo suas próprias diretrizes curriculares do curso. (estrela 2002)

Na proposta de formação em contexto coletivo de educadores de uma escola, busca estudar alternativas que contribuam para a melhoria do seu trabalho que são definidos conforme o projeto político pedagógico, a escola e seus professores deixam de serem objetos de pesquisa para se tornarem participantes ativos. Sendo assim as faculdades, os centros de pesquisas e a própria secretaria de educação torna-se parceiros para a concretização do projeto a partir do momento que surgirem no interior da escola.

E necessário que o professor conheça bem o projeto para que ele possa fazer um trabalho diferenciado avaliando os alunos e o seu próprio trabalho, e nesse movimento que se verifica interesses no interior da escola por isso o professor é fundamental nesse projeto, ele proporciona a construção de novas formas de relação de trabalho com espaços abertos à reflexão coletiva que favoreçam o dialogo, a comunicação entre os diferentes seguimentos envolvidos com o processo educativo.

A escola para se desvencilhar da divisão do trabalho de sua fragmentação e do controle hierárquico precisa criar condições para gerar outra forma de organização do trabalho pedagógico. O movimento de luta e resistência dos educadores é indispensável para ampliar as possibilidades e apressar as mudanças que fazem necessárias de dentro e fora dos muros da escola.

O estado poderia começar colocando em pratica o respeito a própria legislação do pais no sentido de melhorar as estruturas, oferecendo oportunidades a todos os cidadão, no sentido de incitar o cidadão a participar de todas as decisões pela garantia do seu próprio direito sem esquecer dos seus deveres que é necessário para o crescimento de toda sociedade cultural e política.

Toda a sociedade tem o direito de ser democrática dentro dos seus próprios conhecimentos onde o estado pode dar todas as condições possíveis para que o cidadão possa participar de todos os conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com