TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova

Trabalho Escolar: Prova. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 2

1) “A Península Balcânica (Mediterrâneo Oriental) foi cenário da civilização grega, uma das mais influentes que a humanidade conheceu e que deixou um vasto legado”. Sobre as características geográficas da Grécia, podemos afirmar: (1,0 PONTO.).

A) O relevo montanhoso da Grécia dificultava a comunicação interna, prejudicando a unidade política, ou seja, a organização de um governo centralizado.

B) O litoral recortado, com vários portos naturais, levou os gregos a se dedicaram a navegação e ao comércio marítimo.

C) Favoreceu a expansão colonialista pelo mar Mediterrâneo.

D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

2) “A partir do século VIII a.C., o crescimento populacional na Grécia foi maior que o crescimento da produção e começaram a faltar alimentos”. Esse fato provocou: (1,0 PONTO.).

A) O fim da propriedade privada.

B) A decadência da escravidão.

C) A desintegração das comunidades gentílicas.

D) A divisão das terras entre todos, de maneira igual.

3) “A cidade de Atenas, localizada na Ática, nas proximidades do mar Egeu, formou-se com a união de tribos jônicas. No século VIII a.C., era um núcleo rural, mas começava a desenvolver o artesanato e o comércio. Em pouco tempo, essas duas atividades ganharam importância na economia da cidade”. Em relação à sociedade ateniense, os eupátridas eram: (1,0 PONTO.).

A) Os “bem-nascidos”, camada aristocrática que detinha os privilégios, constituída pelos grandes proprietários de terras.

B) Os pequenos proprietários de terras, em regiões pouco férteis.

C) Os trabalhadores assalariados.

D) Os estrangeiros, geralmente dedicando-se às atividades comerciais e ao artesanato.

4) “A Cidade-Estado de Esparta, localizada na Lacônia, na Península do Peloponeso, foi fundada pelos dórios, que conseguiram dominar o povo aqueu e se apossaram de suas terras. Cercada de montanhas, não tinha saída para o mar. Assim, não desenvolveu o comércio e a navegação marítima. Em relação à sociedade, Esparta estava organizada em três camadas sociais”. Assinale corretamente os três grupos sociais que compõe esta sociedade.

(1,0 PONTO.)

A) Eupátridas; Metecos e Demiurgos.

B) Esparciatas, Hilotas e Georghois.

C) Eupátridas, Periecos e Metecos.

D) Esparciatas, Periecos e Hilotas.

5) “Em 509 a.C., um aristocrata, Clístenes, realizou reformas que deram origem à democracia ateniense. O direito de cidadania foi ampliado. Passaram a ser considerados cidadãos os filhos de pai ateniense”. Uma pessoa considerada perigosa para a Cidade-Estado de Atenas poderia ser exilada da cidade por dez anos, de acordo com a lei: (0,5 PONTOS)

A) Do Exílio.

B) Do Ostracismo.

C) Da Expulsão.

D)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com