TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provas De Pedagia

Artigos Científicos: Provas De Pedagia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Quais os principais motivos, segundo o autor, da inadequação na formação dos alunos brasileiros?

Segundo Paulo Nathanael, uma das causas do baixo nível de aproveitamento dos alunos se da por conta diretamente da formação equivocada e deficiente dos professores, salvo algumas exceções, os professores não tem alcançado êxito em ajudar seus alunos no processo de construção do ensino necessário para suprir suas necessidades no futuro.

Outro problema que aumenta esse caos é o modelo inadequado de educação brasileiro, que vem de um passado cheio de adaptações de exemplos europeus e americanos de educação ,inadequados a nossa sociedade,já que esses exemplos visavam a educação somente da elite.Na época do Brasil Colônia A educação era apenas para uma pequena parte da população,uma minoria elitizada,desta forma não existia educação popular,os índios catequizados pelos jesuítas não tinham nenhuma influencia sobre a população branca e livre,e não contribuíam para o processo produtivo do pais que, nessa época dependiam da força do trabalho escravo e os escravos por sua vez não eram considerados pessoas por isso não podiam se educar.

Logo, a educação de massa não tinha nenhum significado na época colonial.

No período imperial, mesmo com o aumento da população ninguém se preocupava com a educação do povo, tão pouco com a assistência social, reforçando ainda mais que, o fato determinante para a escolarização era status sociais.

A preocupação em educar todos so apareceu com o surgimento da industrialização e da modernização; que criou grandes mudanças sociais e econômicas. Foi ai que o pais se deu conta que não havia uma correspondência entre a escolar curricular e a didática.

O jeito foi ir atrás dos modelos arcaicos europeus e americanos de ensino que para nosso povo era completamente descontextualizado e incompatível as nossas necessidades que veio refletindo ate hoje. Modelos não mostravam o que as escola precisavam educar os seus alunos, o conhecimento e cidadania necessária para que essa pessoa pudesse refletir criticamente,contribuir de forma efetiva,para o desenvolvimento da sociedade brasileira.Para o autor, filosofo e pedagogo norte americano declarou’Sei porque faço e aprendo porque aplico”de certa forma ,ele introduziu a idéia de que e preciso relacionar os aspectos teóricos a vivencia do aluno,de maneira que o aluno possa aprender na pratica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com