TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Abusivas

Exames: Práticas Abusivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7

1) Dê exemplos de como os homens realizam a contagem do tempo e explique sua importância. É possível medir o tempo sem utilizar o relógio? Se a resposta for sim,

Como?

O homem realiza a contagem do tempo de diversas maneiras, como por exemplo, em anos, meses, dias, horas, minutos , segundos e suas frações. Sem o relógio, é possível realizar essa contagem por períodos, tais como, manhã, tarde e noite, através da posição do sol ou das estrelas e também de acordo com as estações do ano.

2) O que são calendários? Nem todas as culturas dividem o tempo da mesma maneira. Indique pelo menos dois povos ou religiões que utilizam calendários diferentes.

Calendários são instrumentos com a função da contagem do tempo, os mulçumanos, os judeus e os chineses, são exemplos de povos que não seguem o mesmo calendário que o nosso, o calendário cristão.

3) Que materiais os historiadores utilizam para estudar o passado?

Os materiais utilizados pelos historiadores são livros, documentos, jornais, revistas e todas as fontes que lhes satisfaçam suas indagações, até mesmo relatos orais.

4) Como os historiadores costumam dividir a História para facilitar o estudo? Diga em qual século começa e termina cada período e que acontecimentos marcaram essas datas.

Os historiadores dividem a história em idades, e são elas:

Pré-história, que vai desde o surgimento da terra até 4.000 a.C.

Idade Antiga, de 4.000 A/C até a queda do Império Romano do Ocidente em 476. d.C

Idade Média, de 476 d.C até 1453 coma tomada de Constantinopla pelos turcos.

Idade Moderna, de 1453 até 1789 com a Revolução Francesa.

Idade Contemporânea, de 1789 até os dias atuais.

5) Os primeiros humanos que viviam em grupos no período Paleolítico deixaram vestígios que os arqueólogos utilizam para descobrirem como eles viviam. A partir desses vestígios sabemos, por exemplo, que algumas pedras afiadas eram presas a cabos de madeira e serviam de machadinhas, para caçarem animais ou cortarem outros objetos.

a) O que é arqueologia?

b) O que são fósseis e qual a importância de sua descoberta?

a) É a ciência que estuda as culturas, e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais.

b) Os fósseis são restos de seres vivos de todos os reinos biológicos que foram preservados até a atualidade por alguns anos, milhares ou até milhões de anos ocorrida graças a fenômenos da natureza, e sua importância se dá através dos estudos que eles proporcionam acompanhar a evolução biológica e as condições do planeta em outras eras.

6) As afirmações a seguir sobre a vida dos homens na Pré-História correspondem a características encontradas nos períodos Paleolítico e Neolítico. Faça duas colunas e classifique-as de acordo com as atividades que praticavam em cada um desses períodos.

-Utilização de ossos, chifres e pedras -Eram nômades

lascadas como ferramentas -Tornaram-se sedentários

-Prática da agricultura e domesticação -Apogeu da arte nas cavernas

de animais -Desenvolveram a metalurgia

-Descobriram como produzir o fogo -Vida urbana, organizada em aldeias

Paleolítico Neolítico

Utilização de ossos, chifres e pedras -Eram nômades lascadas como ferramentas -Tornaram-se sedentários

Prática da agricultura e domesticação -Apogeu da arte nas cavernas de animais -Desenvolveram a metalurgia

Descobriram como produzir o fogo -Vida urbana, organizada em aldeias

7) O que marca o fim da Pré-História? Comente.

O que marca o fim da Pré historia foi o surgimento da escrita.

A escrita, possibilitou ao homem que conseguisse armazenar conhecimento e assim pudesse se desenvolver não só tecnologicamente, mas também socialmente, sendo talvez uma das mais importantes ferramentas desenvolvidas pelo homem.

8) Descreva as principais rotas sugeridas para a ocupação da América pelos primeiros humanos.

A teoria mais aceita para a ocupação do continente americano é a de que o homem utilizou o estrito de Bering para fazer a ocupação. Há também a teoria Malaio Polinésia que sugere que o homem chegou a America por meio de canoas primitivas.

9) Por que o Egito foi um presente do Nilo?

O Egito foi um presente do Nilo, porque O rio Nilo proporcionava as melhores condições possíveis para o desenvolvimento do povo egípcio, com terras férteis, água para a agricultura, pesca etc. E por se tratar de uma região desértica, entende-se que foi devido a presença do Rio Nilo que o Egito se desenvolveu tornando –se uma das principais culturas da Idade Antiga.

10) Descreva a estrutura da sociedade egípcia.

No Egito, a sociedade se dividia em algumas camadas, cada uma com suas funções bem definidas e eram elas:

Faraó e sua família;

Nobreza (detentora real das terras), Escribas (burocratas) e o Clero (sacerdotes);

Felás (camponeses, trabalham presos a terra e em obras públicas);

Havia ainda pequenos artesãos, militares, o baixo clero, e comerciantes incipientes que não bem representavam uma nova camada, mas indivíduos sem ordenação política, dependente dos superiores e também escravos.

11) Os estudiosos concordam que os egípcios davam grande importância à vida após a morte e à religião. Como você provaria isso sem documentos escritos? Caracterize a religião no antigo Egito e indique o seu papel principal.

Ao considerarmos as pirâmides como os túmulos dos faraós, podemos concluir o quão importante era a religião para os egípcios assim não há necessidade de documentos que comprovem isso.

A religião no Egito antigo era politeísta. Cada cidade possuía o seu próprio deus, frequentemente associado a um animal, enfeixando atribuições e poderes diferentes. Apenas as cerimônias do culto, executadas pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com