TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise

Ensaio: Psicanálise. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Ensaio  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que significa afirmar que "Somos feitos de tempo?"

Somos feitos de tempo, porque à medida que o tempo passa, nos transformamos. As nossas características se constituem de acordo com nossos antepassados, suas culturas, crenças, valores e tradições. Sendo assim, somos seres históricos, numa constante evolução. À medida em que vivemos, pensamos e agimos de forma individual ou coletiva, vamos nos modificando, mas é claro, não dispensando as características iniciais que são a base de nossa história e nosso desenvolvimento.

2- Explique por que a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.

Porque cada povo tem sua cultura, suas tradições e acima de tudo, tem seu modo de pensar e ver as coisas, mas de uma maneira diferente. Cada um tem seu ponto de vista. Então à cada relato a pessoa expõe aquilo que ela entendeu, dando ênfase naquilo que mais achou importante, defendendo as ideias de seu pensamento e formando assim suas conclusões.

3- Resumir os quatro argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.

1°- Para cultivar um saudável ceticismo

Devemos nos aprofundar na história, nos estudos de tempos passados, afim de mantermos viva a nossa consciência crítica sobre o que aconteceu no passado que pode nos ajudar sevindo como exemplos nos dias atuais.

2°- Para compreender a lógica das Identidades Múltiplas

A história da educação nos ajuda em situações reais ou imaginárias, termos uma ideia que nos leva a uma lógica nas Identidades Múltiplas da qual se determinam as lembranças e recordações, crenças, solidariedades, nos dando sentido então ao nosso trabalho educativo.

3°- Para pensar os indivíduos como produtores de história

A história não é apenas um relato ou uma descrição do passado e sim uma forma de criarmos ideias através daquelas que já foram criadas. Então não somos apenas criaturas, somos criadores. Assim como nossos antepassados, seremos para as futuras gerações, pontos norteadores na construção de novas ideias.

4°- Para explicar que não há mudança sem história

Neste argumento ele compara o trabalho histórico ao trabalho pedagógico, que se assemelham.

Estamos sempre lidando com experiências e fabricando memórias. A mudança se faz sempre a partir de uma situação vivida, uma narrativa histórica e sempre a partir de pessoas, de lugares concretos. É impossível mudar algo que não tenha uma história para ser mudada, evoluída ou acrescentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com