TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais foram os fatores da Guerra Fria?

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Guerra Fria

A Guerra Fria foi um confronto de cunho ideológico, econômico e militar desenvolvido logo após à Segunda Guerra Mundial (1945), entre os Estados Unidos, líder do bloco capitalista, e a URSS, líder do bloco socialista. A disputa tinha como objetivo determinar qual país deteria a hegemonia política e econômica mundial no período pós-guerra.

Não houve nenhum conflito militar direto entre as duas potências, entretanto ambas detinham forte poder bélico, especialmente nuclear, por isso o mundo viveu momentos de grande tensão diante da expectativa de uma possível catástrofe atômica. Embora, seja possível argumentar que dificilmente qualquer um dos lados chegaria a tal extremo, uma vez que os custos e estragos provocados por uma guerra nuclear seriam maiores do que os benefícios da conquista do adversário. Não obstante, nesse período houve uma intensa disputa tecnológica, armamentista e espacial.

O conflito deu-se de maneira indireta, com cada país disposto a aumentar a sua zona de influência. Os EUA garantiram sua hegemonia sobre o Oeste com o plano Marshall, de 1948. Enquanto, a URSS se lançou sobre o leste Europeu, estabelecendo o jugo socialista das nações que tinham se libertado do nazismo.

Durante esse período, devido ao enfraquecimento das antigas potências imperialistas, diversos países alinharam-se as superpotências norte-americana e soviética em busca de apoio nas suas lutas anticoloniais, dentro dos grandes confrontos desse gênero estão a Guerra da Coreia (1950-1953), a Guerra do Vietnã e a Revolução Cubana. Além desses, os EUA temendo o avanço socialista na América Latina apoiou diversas ditaduras por todo continente.

A Guerra Fria mostrou sinais de diluição em 1985, quando Gorbachev assumiu o governo da URSS. Nesse período a economia soviética mostrava sinais de enfraquecimento devido aos altos gastos em armamentos. Em 1989, a população derrubou o Muro de Berlim e, em 1991, a URSS foi abolida e em seu lugar surgiram 15 repúblicas independentes. A partir de então os Estados Unidos despontou como a principal potência mundial nos planos econômico, militar, tecnológico, político, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com