TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Relação Entreeducação Espartana E Ideal Homérico

Trabalho Escolar: Qual A Relação Entreeducação Espartana E Ideal Homérico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  372 Visualizações

Ideal homérico - Era educação voltada para o homem em sua concepção de herói. Visava à formação do lado subjetivo deste homem, comparando-o a um Deus, tendo em vista valer-se de heroísmo no enfrentamento das questões que lhe eram adversas.

Educação espartana - surgiu principalmente da necessidade de defender a cidade estado, em virtude de constantes agressões externas de inimigos. Em razão deste aspecto, a educação espartana focava menos o caráter subjetivo do indivíduo, e mais o interesse objetivo de defesa do estado. O cidadão servia ao estado.

O Ideal homérico e a defesa do Estado tem como consequência a educação heroica subjetiva do indivíduo, esta objetivava exaltar o estado através de seus atos heroicos. Sendo que na educação espartana o individuo era educado para defender seu estado, a missão da educação espartana era formar cidadãos desde a infância militarmente, condicionados a superarem adversidades físicas com o unico propósito de defender seu estado.

No ideal homérico o ser humano era educado desde que nascia para ser um herói, com base a comparação subjetiva com os Deuses, este heroísmo era notado na defesa do estado, por causa de sua glorificação através de atos heroicos. Na educação espartana, o indivíduo era educado principalmente para defender o estado, podendo ou não tornar-se herói através de suas atitudes e gestos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com