TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes

Pesquisas Acadêmicas: Questoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  3.314 Palavras (14 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 14

HISTORIA DAS CIENCIAS

1)As explicações míticas e religiosas foram antepassados da ciência moderna por:

R: oferecerem explicações de alguns fenômenos naturais

2) As ciências matemáticas começaram a desenvolver-se na Idade Antiga e apresentaram:

R: resultados matemáticos importantes como o teorema de Pitágoras

3) Durante a Idade média, na Europa, predomina a religião cristã que tendia para encarar o conhecimento, sobretudo o conhecimento da natureza:

R: de uma maneira religiosa

4) Aristóteles fez alguns erros na física. Pessoas - mesmo muito inteligentes - cometem erros o tempo todo, mas o erro de Aristóteles foi perpetuado por quase 20 séculos! Por quê?

R: São Tomás de Aquino cristianizou as idéias de Aristóteles

5) Aristóteles viveu cerca de 300 aC. Ele era um aluno de Platão e o tutor de Alexandre o Grande. Há quem diga que Aristóteles foi o primeiro cientista. No entanto, no que se refere à física, especialmente a física de queda de objetos, Aristóteles fez afirmações como "... o movimento descendente de uma massa de chumbo ou ouro ou de qualquer outro organismo dotado de peso é mais rápido em proporção ao seu tamanho. .. "

Estas declarações foram tomadas, pelos estudiosos medievais como "objetos têm queda mais rápida na proporção do seu peso."

Tome um pesado objeto, digamos um livro, e outro objeto leve, digamos um lápis, e deixe cair em conjunto a partir da mesma altura. Você realmente tem que experimentar isto! O que acontece?

R: Eles atingiram o chão, ao mesmo tempo

6)Muito cedo, o ser humano sentiu a fragilidade do saber fundamentado na intuição, no senso comum ou na tradição; rapidamente desenvolveu o desejo de saber mais e de dispor de conhecimentos metodicamente elaborados e, portanto, mais confiáveis. Mas a trajetória foi longa entre esses primeiros desejos e a concepção do saber racional que acabou se estabelecendo, no Ocidente, há apenas um século, com uma forma dita científica.” (Christian Dionne e Jean Laville)

Na trajetória da história do conhecimento e da ciência é correto destacar:

R:Todas são corretas

7) Na passagem da Universidade do caráter monástico para o caráter secular, voltada para a sociedade, a instituição caracteriza-se pela:

R: Pesquisa pelo exercício da razão.

8)Para sobreviver e facilitar sua existência, o ser humano se confrontou com a necessidade de dispor do saber, inclusive de construí-lo por si só. As primeiras inquietações do homem sobre o mundo e seu funcionamento, sobre o seu próprio lugar nesse mundo e seu futuro, foram respondidas através:

R: das religiões e mitologias

9)Considere as frases abaixo e assinale a alternativa correta:

Se tomarmos um volume qualquer, de teologia ou metafísica escolástica, por exemplo, poderíamos nos perguntar: contém raciocínios abstratos sobre a quantidade ou o número? Não. Contém raciocínios experimentais sobre questões de fato e experiência? Não. Então, jogue-o no fogo pois só contém sofismas e ilusões. (D. Hume)

De acordo com a história das universidades, a única alternativa incorreta é:

R: Os pensadores gregos da Antigüidade Clássica gravitavam harmoniosamente em torno das verdades da fé e da religião professadas pela Igreja na Idade Média.

HISTORIA DAS CIENCIAS

1)Nos séculos XVII e XVIII tem início o desenvolvimento da ciência moderna. Já no século XIX, as ciências humanas são inventadas, tendo algumas das suas características estabelecidas por uma concepção de saber científico denominada positivismo, sendo estas:

R: o empirismo, a objetividade, a experimentação e a validade

2) Galileu apresenta as provas que davam razão à teoria heliocêntrica

passa-se a criticar o saber livresco

passa-se a valorizar a observação direta e rigorosa

passa-se a experimentação e a técnica (SÃO VERDADES)

3) Na idade moderna, a ciência separa-se da filosofia e a natureza passa a ser vista como

R: um artefato técnico4) As ciências da natureza e as ciências formais do século XIX e XX conheceram desenvolvimentos sem precedentes, mas o espírito científico é um espírito crítico e não dogmático, apesar do enorme desenvolvimento alcançado pela ciência no século XIX, os cientistas continuavam a procurar responder a mais e mais perguntas. Dentre os cientistas que se destacaram nesta época, pode-se citar:

R: Heisenberg, Einstein e Maxwell

4) Cerca de 1600 dC, tornou-se aparente a várias pessoas - Galileu Galilei, na Itália, Francis Bacon, na Inglaterra, Tycho Brahe, na Dinamarca e outros - que não houve erros na lógica sutil Aristóteles uso do método dedutivo. O problema era que o método dedutivo, usado com sucesso em matemática, não se ajustava com investigações científicas da natureza.

Para utilizar o método dedutivo, se começa com axiomas - simples afirmações verdadeiras sobre a forma como o mundo funciona. Então se usa esses axiomas para construir o sistema lógico da natureza. É correto afirmar que:

R: Galileu e seus contemporâneos perceberam que era extremamente difícil determinar "simples afirmações verdadeiras sobre a forma como o mundo funciona".

5) Assinale a alternativa incorreta a respeito da ciência na pós-modernidade.

R: A mecanização e o desenvolvimento tecnológico libertaram o homem do trabalho. O homem pode, então, dedicar-se ao ócio e às atividades criativas.

6) Assinale a alternativa incorreta a respeito da ciência na pós-modernidade.

R: A mecanização e o desenvolvimento tecnológico libertaram o homem do trabalho. O homem pode, então, dedicar-se ao ócio e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com