TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECENTES MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL

Casos: RECENTES MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 10

RECENTES MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como finalidade mostrar os recentes protestos e manifestações do povo brasileiro que finalmente resolveu acordar.

Em junho de 2013 houve várias manifestações nas principais capitais e regiões metropolitanas do país, para protestar contra aumento de passagens de ônibus, trem e metrô; acrescentando reclamações contra aumento dos alimentos, dos aluguéis, e do empobrecimento da qualidade dos serviços públicos no Brasil. Sendo os mais reivindicados: saúde, educação, moradia e respeito aos direitos civis.

No Brasil atualmente ocorreram manifestações populares como uma grande difusão de ideias e ideais, que teve por estopim o aumento de uma taxa no transporte coletivo, estão buscando melhorias quanto à forma de política, educação, saúde, segurança, enfim são as varias ideias que movimentam essas manifestações que ocorre por todo o Brasil e mudanças em aquilo que exige, já estão acontecendo, como o fim do PEC 37 entre outros.

Ao conquistar uma vitória conseguimos mudança em algo que nos convêm e a população passa a acreditar que tem mais força na sociedade e quando ocorre uma derrota, continuam lutando até conseguir.

Logo, manifestações que tem grande influencia e força no meio em que vive, o país ocorre uma grande mudança, pois está saindo de um estado de dormência , mudança na forma de pensar e agir da sociedade independente da vitória ou derrota .Mas para obter melhor mudança em aquilo que deseja ela precisa continuar a lutar e defender o que acredita.

O povo brasileiro é oriundo de muito sofrimento e luta por seus direitos. O Brasil foi um território conquistado e explorado por estrangeiros, durante séculos. O que existia no Brasil eram multidões de pessoas, das mais diferentes etnias e credos, que, mesmo sem se darem conta, durante os séculos da colonização, começou a formar o país, a nação, o Brasil de hoje. Já a expressão 'Povo' no Brasil, surge apenas no século XIX, em que, passa a ser o conjunto de indivíduos que habitam um território e que estão ligados pela sua origem, sua religião, sua língua ou por qualquer outro laço.

2 DESENVOLVIMENTO

No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações populares ocorreu nas ruas de centenas de cidades brasileiras. Tendo inicialmente como foco de reivindicação a redução das tarifas do transporte coletivo, as manifestações ampliaram-se, ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações. A violência policial aos atos também contribuiu para que mais pessoas fossem às ruas para garantir os direitos de livre manifestação.

Protestos se expandiram por grandes estados como Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Tento como motivo inicial o descontentamento com a proposta do governo em aumentar a tarifa do transporte público. Grande parte da população, em sua maioria jovens cidadãos, apoiou as manifestações e saíram ás ruas.

Em apoio, atos semelhantes começaram a surgir em todo o Brasil e no exterior. Esses novos movimentos tomaram grandes proporções e também abrangeram problemas como indignação com a corrupção, PEC 37, melhorias no transporte público e os grandes gastos em eventos esportivos internacionais.

Aproveitando os eventos das Copas das Confederações e preparação para a Copa de 2014, um evento grandioso que foi gasto muito dinheiro público em investimento de estádios em grandes capitais do país. Contudo, tornou-se inevitável o despertar da população em relação aos problemas que está acontecendo no Brasil. A copa é importante para o país, afinal a Brasileira com tantos títulos conquistados é merecedora. Mas, se o governo tivesse investido também na melhoria do bem-estar dos brasileiros, que cada dia que passa só piora, não vimos melhoria então tem que haver muitos protestos, são tantas injustiças chega de se conformar e aceitar com tudo que os governamentais impõem.

A corrupção tomando conta do país, os políticos que nós mesmos elegemos acreditando que vai fazer alguma coisa por nós, só se visam suas melhorias, o que é bom para eles, e o povo sofrendo nos corredores dos hospitais, em ônibus lotados, a cesta básica diminuindo e o preço aumentando, pagando pedágios em rodovias esburacadas e sem manutenção, a e com professores ganhando pouco e sem contar que arriscam suas vidas porque não tem segurança.

As manifestações são atitudes honradas, só que no meio destas pessoas que estavam reivindicando melhoria para a população, tinham muitas pessoas de má índole praticando

Fazendo uma retrospectiva histórica, podemos perceber na história brasileira que algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas.

Essas manifestações focaram marcadas na história política do Brasil como aquele em que, mais uma vez, os jovens foram às ruas para reivindicar uma pauta não apenas sua, mas de toda a sociedade. Nesse período o Brasil já vivia de forma mais intensa os efeitos da crise econômica (que é internacional e nacional), porém o governo e a mídia ainda atuavam no sentido de relativizar suas consequências sobre o Brasil. Neste contexto temos, por um lado, uma população pobre, e de classe média, que apesar de pagar impostos extorsivos não recebem a contra¬partida do Estado em termos de serviços de qualidade, a exemplo de transpor¬tes, saúde e educação e, por outro, esta população pobre é vítima de políticas higienistas, principalmente nas cidades sedes da Copa 2014, onde comunidades, museus, equipamentos esportivos e de lazer, entre outros, são derrubados, ou deslocados para àreas mais afastadas, abrindo espaços para “investimentos” para copa do mundo de futebol. A este quadro soma-se, ainda, o reino da impunidade que cerca os crimes de corrupção praticados por gente do atual, e do anterior, ciclo do poder brasileiro.

Entretanto, estes jovens vivenciaram plenamente todos os acertos e erros das ações dos governos, do parlamento, do judiciário, da mídia e da luta política da última década. Exatamente por isso algo lhes parecia estranho: como podemos estar vivendo em um país “sem inflação”; com crescimento nos níveis de emprego; que tirou milhões da miséria absoluta; com a educação básica pra¬ticamente universalizada; com políticas de cotas para acesso das “minorias” as universidades; com status de emergente na economia e na política internacional e, ao mesmo tempo, presenciar a falta de saneamento básico; ver milhares de pessoas sem atendimendo médico nas filas dos hospitais, enquanto milhões são “obrigados”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com