TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFERÊNCIAS BASE DO PASTÓRICO JUVENIL DO BRASIL

Relatório de pesquisa: REFERÊNCIAS BASE DO PASTÓRICO JUVENIL DO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

MARCO REFERENCIAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL

APRESENTAÇÃO

A PJ do Brasil tem seu Marco Referencial

Não faz muito tempo tive oportunidade de assistir a um documentário televisivo, elaborado pelos participantes da expedição de vistoria e reconhecimento dos MARCOS existentes entre as fronteiras do Brasil e Bolívia.

Após longas viagens feitas de avião, barcas, à cavalo e a pé, encontraram e identificaram os referidos MARCOS. Estavam todos numerados, e eram feitos de cimento, pequenas pirâmides. Pelo porte, dificilmente puderam ser trocados de lugar.

Entre um e outro existe uma linha imaginária, a fronteira. Após terem examinado que não havia nenhuma invasão boliviana, limparam os marcos e voltaram felizes. A soberania das duas nações estava sendo respeitada.

Um trabalho semelhante está sendo feito pelas pastorais. Não é muito raro umas invadirem o campo das outras. Seria muito útil que as pastorais também estabelecessem seus marcos e que de vez em quando organizassem uma “viagem de reconhecimento” para saber de seus limites, conhecer suas fronteiras e poder fazer um melhor trabalho de comunhão e participação.

É o que fez a Pastoral da Juventude do Brasil. Não foi fácil. Centenas de acontecimento e entendimentos precederam a elaboração que agora apresentamos. O último momento significativo foi a apresentação deste material aos membros da Presidência e Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB.

Estes MARCOS servem de referência a todos os que oferecem sua contribuição à PJ do Brasil. Não se trata apenas de acordo feito na base do consenso, mas no discernimento da vontade de Deus diante da atual conjuntura e com o horizonte voltado para a chegada do terceiro milênio.

A Pastoral da Juventude assume as Diretrizes da CNBB e é nessa perspectiva que precisamos entender o presente material. Não se opões ao trabalho desenvolvido pelos movimentos, com os quais mantêm permanente diálogo, mas cultiva a sua identidade, a partir das Diretrizes oficiais da CNBB. A Igreja tem o direito e o dever de formar seus futuros e atuais protagonistas em sintonia consigo mesma.

Pedagogicamente o Marco Referencial pretende responder a algumas perguntas que todo pastoralista precisa fazer com seriedade antes de se dedicar ao trabalho prático:

1. Quem são os jovens hoje? Marco Situacional.

2.O que já foi feito? Marco Histórico.

3. Para onde pretendemos caminhar? Marco Doutrinal.

4. Quais são as urgências e estratégias principais? Marco Operativo.

5. Como celebrar tudo isso com alegria e esperança? Marco celebrativo.

Esses são os cinco capítulos do presente documento a que batizamos com o título de MARCO REFERENCIAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL.

Tenhamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com