TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGIMES AUTORITÁRIOS: BRASIL E EUROPA

Artigo: REGIMES AUTORITÁRIOS: BRASIL E EUROPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO....................................................................................................... 04

2. REGIMES AUTORITÁRIOS: BRASIL E EUROPA................................................ 05

2.1. Análise das charges enquanto documentos históricos................................... 05

2.2. Relação entre as imagens ................................................................................ 06

3. CONCLUSÃO.........................................................................................................07

4.REFERÊNCIAS.......................................................................................................08

1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado pelo grupo tem por objetivo apresentar os regimes autoritários ocorridos no Brasil e na Europa através de uma análise realizada a partir de uma leitura de imagens, charges, que enquanto documentos históricos apresentarão um contexto que retratará momentos em que se viveu o autoritarismo e num contexto histórico buscará relação entre o Estado Novo no Brasil com o Nazismo na 2ª Guerra Mundial.

2. DESENVOLVIMENTO

Regimes autoritários: Brasil e Europa

O autoritarismo de Estado é uma relação social de dominação com objetivos claros de ação marcados por articulações necessárias e complementares na manutenção de determinada classe dominante no poder. São chamados de autoritários os regimes que privilegiam a autoridade governamental e diminuem de forma mais ou menos radical o consenso, concentrando o poder político nas mãos de uma só pessoa ou de um só órgão.

No Brasil o Estado Novo foi implantado por Vargas e instaurado ao mesmo tempo em que uma onda de transformações varria a Europa, instalando governos autoritários e reforçando a versão de que a democracia liberal estava definitivamente liquidada. Mussolini chegou ao poder na Itália em 1922 e aí implantou o fascismo; Salazar se tornou primeiro-ministro (presidente do Conselho de Ministros) de Portugal em 1932 e inaugurou uma longa ditadura; Hitler foi feito chanceler na Alemanha em 1933 e tornou-se o chefe supremo do nazismo.

2.1. Análise das charges enquanto documentos históricos:

Charge 1 – Arquivo de O Cruzeiro/Estado de Minas

A charge mostra Getúlio Vargas em momentos de mudanças de sua política externa, em 1937 era fascista no Estado Novo, amigo do Führer; em 1941, amigo de Franklin Delano Roosevelt (EUA); e, em 1945, amigo do camarada Stálin (URSS).

Antes do rompimento das relações diplomáticas com o Eixo, o Brasil de Vargas mantinha boas relações comerciais com a Alemanha e a Itália.

Vargas por ser um político hábil, manteve o Brasil neutro na guerra, soube tirar proveito das vantagens de ter tanto relações comerciais com os Estados Unidos quanto com a Alemanha.

Charge 2 – Arthur Szyk - 1940

A charge 2 trata da figura de “A madman’s dream” Anti-Nazi caricature by Arthur Szyk – 1942, memória da Segunda Guerra Mundial que tem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com