TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REINALDO DEMOCRACIA

Monografias: REINALDO DEMOCRACIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Serviço

Social

Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Universidade Anhanguera

Alunos:

Rosimary Calazans Vargas Ra / 7478668601

Rosane

Jorge

Natali

Gisele

TEXTO DISSERTATIVO SOBRE FILME GERMINAL

Não há duvidas que a questão social foi constituída em torno das transformações econômicas, políticas e sociais. Vista como a Expressão da desigualdade e lutas sociais em múltiplas manifestações.

O capitalismo em fase de maturação, a questão social levantada era o conflito entre capital e trabalho, onde exigia a formulação de política sociais, em benefícios da classe operaria. O povo se via desvalido de direitos sociais básicos, enquanto que as elites políticas e empregador não articulam democracia política com democracia social em uma das maiores desigualdades sociais.

Com base no filme Germinal, essa fase trata um momento critico na história da França, quando trabalhadores ligados à atividade de minérios de carvão, após anos de exploração, começam a reivindicar melhoras nas condições de trabalho. Por muitos anos passaram em submissão ao “ leão “ empregador, para garantir um pouco de alimento para sua família. Ressaltando algumas passagens do filme, é necessária uma analise das relações de trabalho, isto é, a miséria a que eram expostos, a relação deles com as maquinas, a relação entre capitalistas e operários, o surgimento de greves e do sindicalismo, anarquismo e socialismo. Essas questões sociais são etapas históricas, na França nessa época, no início da revolução industrial, muitas pessoas viviam do trabalho manual, como nos demais países europeus, estavam ainda ligadas às formas de produção anteriores foram obrigadas a habituar-se às novas condições, estando também assim presos aos donos dos meios de produção, tendo assim que vender a sua força de trabalho, para conseguirem sobreviver, isto é, o trabalho vira mercadoria. Devido aos chamados “cercamentos” e de outros fatores os trabalhadores migraram para os centros onde se expandiam as indústrias a fim de conseguirem se empregar, sendo que, com o decorrer desta situação o que era escasso, a mão de obra, se tornou excedente daí a desvalorização do trabalho que expunha os trabalhadores às condições mostradas no filme de precariedade e salários inaceitáveis com cargas horárias desgastantes de 16 horas ou mais, diárias, causando a necessidade do trabalho infantil para as famílias conseguirem sobreviver, vale a pena lembrar que mesmo estando expostos a possíveis acidentes de trabalho, os trabalhadores não recebiam seguro e não recebiam se ficassem sem trabalhar devido a estes, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com