TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA AMERICA LATINA

Por:   •  6/6/2018  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Kaique Eduardo Brasilio Santos      RGM: 1562077-8  Prof.º  Dr.º Edgar Gomes

Fichamento – Livro: História da América Latina de Edwin Williamson

Capitulo 4 – As índias Espanholas

Durante o século XVII, a sociedade colonial se desenvolveu com dinâmicas próprias e isto só foi possível, pois a Espanha passava por uma fraqueza militar e econômica, ocasionando assim uma menor força tarefa sobre os territórios do Novo Mundo, assim neste período o processo de maior impacto foi à expansão dos hispânicos à custa dos índios e a chegada dos escravos africanos na região.

Com este grande fluxo de pessoas iniciou o fenômeno de mistura racial o qual é um dos traços mais significativos da sociedade hispano- Americana, com a fraqueza da Espanha sobre o Novo Mundo, iniciou – se a formação de oligarquias locais poderosas as quais se tornaram as classes dirigentes em diversas regiões que constituíam as Índias Espanholas.

Com a Espanha em crise financeira pelas inúmeras dividas militares que não conseguiam pagar e com grande crise no comércio transatlântico e se agravando ainda mais com a tríplice aliança de Holandeses, Ingleses e Franceses com os ataques marítimos e a diminuição da produção global das minas de prata americanas, fez com que a Espanha cai-se numa crise econômica muito grave e longa.

Com as dificuldades financeiras do Estado acarretou inúmeras oportunidades para as famílias Crioullas adentrassem no governo e na Igreja, fazendo assim que leis fossem de acordo com seus interesses, assim com subornos e fraudes as famílias Crioullas ser tornaram poderosas e se expandiram a ponto se formar grandes latifúndios.

Assim as famílias Crioullas tinham em poder grandes propriedades de terra, as chamadas de Fazenda a qual representava na época uma tentativa de incorporação de um ideal ibérico de posse de terra dentro dos limites impostos pela Coroa nas índias, grandes propriedades estavam ligadas á Nobreza a qual era uma das principais motivações dos primeiros colonos, o crescimento também estava ligado com a expansão da população hispânica nas índias, grandes propriedade também significava concorrência zero.

Com a imigração a todo vapor as colônias tiveram um crescimento e assim o mercado hispânico cresceu e aumentou a procura de alguns produtos alimentares como – trigo, carne, açúcar e vinho, assim aqueles colonos que receberam concessões de terra começaram produzir para os mercados das cidades espanholas e para sua própria subsistência. Com o passar do tempo os índios os quais comerciava seus produtos somente através do tributo e da troca de gêneros, iniciaram parcialmente na economia do dinheiro, principalmente aqueles índios aos quais viviam próximos das colônias espanholas.

A produção especializada permite que regiões das Índias sem indústria mineira consiga desenvolver-se além da economia de subsistência que acontecia anteriormente e consigam acumular capital para suportar sociedades urbanas. Com melhora nas comunicações marítimas outros produtos começaram a ser exportados para a Europa.

A expansão estava limitada pela concorrência direta dos produtores bem mais equipados da Espanha , alguns produtos agrícolas não podiam ser exportados da Europa por serem perecíveis, apenas os têxteis, ferramentas e mobília podiam ser exportados, as Índias tendiam a forneciam os produtos mais baratos, as industrias de têxteis nas índias só iniciaram  quando as áreas hispânicas começaram a ser habitadas por um elevado número de espanhóis aos quais utilizavam roupa ao estilo Europeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com