TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO O FILME TEMPOS MODERNOS

Artigo: RESUMO O FILME TEMPOS MODERNOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

Paralelo entre o filme Tempos Modernos e a Gestão de Pessoas nos nossos dias

O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin (último filme dele), focalizou a vida urbana nos Estados Unidos em torno dos anos 30, e conseqüentemente após a crise de 1929. Quando a depressão atingiu de forma bruta a sociedade norte-americana naquela época, onde o desemprego foi grande em parte da população.

O filme independente de ser em preto e branco mostrou a realidade que se vivia naquela época e com a sutil e graciosa maneira humorista de Chaplin atuar.

Nesse filme o funcionário em questão (personagem Carlitos), consegue um emprego em uma indústria de grande porte, e ele ao observar as situações na empresa se torna um líder grevista. Esse filme mostra a vida no âmbito da sociedade industrial, onde se baseia pela produção com sistema de linha montagem e especialização no seu próprio trabalho. Ele tem como ênfase a critica a modernidade e ao capitalismo sendo representado pelo modelo de industrialização onde os funcionários são literalmente colocados como maquinas, com gestos repetitivos e deveras cansativo, sem chance de mudanças.

Ou seja, o capital e o modernismo é que controlavam, deveria ser daquele jeito e somente, nada de mudanças ou inovações.

Através do pensamento de Chaplin nesse filme, recebemos a mensagem e a real necessidade de melhorias para as pessoas, mesmo um filme sem cores e sem voz, ele conseguiu transmitir de forma integra os pontos negativos da sociedade em questão naquela época.

Trazendo esse exemplo para a nossa atualidade, vemos a diversificação e das melhorias que a Gestão de Pessoas tem conseguido ao longo dos anos.

Hoje podemos ver que as organizações somam com as pessoas, pessoas não são maquinas, são pessoas mesmo. E têm seus direitos de descanso, melhores condições de trabalho.

Nesse nosso tempo de Gestão de Pessoas, as pessoas não deixam de serem seres humanos, vão visto como ativadores, com inteligência de recursos, o termo mais utilizados atualmente não é mais funcionários e sim parceiros, ou seja, um união, entre a organização e seus parceiros para um futuro melhor e que gere benefícios não somente para a organização, mas principalmente para os seus parceiros. Até porque quem trabalha com essa união acaba investindo em conhecimento para si próprio e para a própria organização, não mede esforços, aprende a reconhecer seus talentos, suas criatividades e quando recebe o reconhecimento de seus gestores, se compromete ainda mais com as suas funções dentro da própria organização. Suas habilidades e atitudes se tornam indispensáveis as organizações.

A Gestão de Pessoas tem hoje como seu principal objetivo – ajudar a organização a alcançar seus objetivos e metas, realizando a sua missão, proporcionando competitividade de forma saudável e eficaz. Além de gerar empregados (parceiros) bem treinados, mais motivados e com foco na excelência de seus trabalhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com