TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLUÇAO INDUSTRIAL

Artigo: REVOLUÇAO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo da Revolução Industrial

O processo histórico que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial. O advento da produção em larga escala mecanizada deu início às transformações dos países da Europa e da América do Norte em nações predominantemente industriais, com suas populações cada vez mais concentradas nas cidades.

Causas da Revolução Industrial

A expansão do comércio internacional dos séculos XVI e XVII trouxe um extraordinário aumento da riqueza, permitindo a acumulação de capital capaz de financiar o progresso técnico e o alto custo da instalação de indústrias.

A burguesia europeia, fortalecida com o desenvolvimento dos seus negócios, passou a investir na elaboração de projetos para aperfeiçoamento das técnicas de produção e na criação de máquinas para a indústria. Logo verificou-se que maior produtividade e maiores lucros para os empresários poderiam ser obtidos acrescentando-se o emprego de máquinas em larga escala.

Fases da Revolução Industrial

Foi na Inglaterra que tudo começou e por isso a Revolução Industrial Inglesa foi pioneira na Europa e no mundo. A Inglaterra, possuía capital, estabilidade política e equipamentos necessários para tomar a dianteira na primeira fase, conhecida como Primeira Revolução Industrial, que ocorreu em meados do século XVIII e meados do século XIX.

O surgimento da mecanização operou significativas transformações em quase todos os setores da vida humana. Na estrutura socieconômica, fez-se a separação definitiva entre o capital representado pelos donos dos meios de produção, e o trabalho, representado pelos assalariados, eliminando-se a antiga organização corporativa da produção utilizada pelos artesãos.

Submetidos a remuneração, condições de trabalho e de vida sub-humanas, em oposição ao enriquecimento dos patrões, os trabalhadores associaram-se em organizações trabalhistas como as trade unions (sindicatos) fomentando ideias diante do novo quadro social da nova ordem industrial.

A Revolução Industrial estabeleceu a definitiva supremacia burguesa na ordem econômica ao mesmo tempo que acelerou o êxodo rural, o crescimento urbano e a formação da classe operária. Era o início de uma nova época, onde a política, a ideologia e a cultura gravitavam em dois polos: a burguesia industrial e o proletariado.

A mecanização se estendeu do setor têxtil para a metalurgia, para os transportes, para a agricultura e para os outros setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores. Todas essas inovações influenciaram a aceleração do contato entre culturas e a própria reorganização do espaço e do capitalismo. Nessa fase o Estado passou a participar cada vez mais da economia, regulando crises econômicas e o mercado e criando uma infra-estrutura em setores que exigiam muitos investimentos.

A partir do final do século XIX, período conhecido como Segunda Revolução Industrial, a fase da livre concorrência fica para trás e o capitalismo se tornava cada vez menos competitivo e mais monopolista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com