TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Artigos Científicos: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  2.545 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é a revolução industrial?

Foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos e de processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.

2. Quais foram as principais mudanças provocadas, inicialmente, pela Revolução Industrial?

As mudanças provocadas pela revolução industrial marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações duradouras que perduram até os dias de hoje. Os utensílios manuais e os dispositivos mecânicos simples foram substituídos por máquinas, a lojinha do artífice pela fábrica. O vapor e a eletricidade suplantaram as fontes tradicionais de energia, água, vento e músculos. Os aldeãos, como as suas amigas ocupações se tornavam supérfluas, emigravam para as minas e para as cidades fabris, tornando-se os operários da nova era, enquanto uma classe profissional de empreiteira, financeiros e empresários, de cientistas, inventores e engenheiros se salientava e se expandia rapidamente.

3. O que a Revolução Industrial provocou na economia inglesa?

Provocou um aumento de necessidade da matéria-prima para as indústrias, que a Inglaterra não tinha e que era obrigada a buscar no mercado externo, e a necessidade de ampliar o mercado consumidor dos seus produtos. Em decorrência desses dois fatores, tornou-se inevitável um aumento do controle das colônias, além de um crescimento da disputa com outras potências da época pela obrigação e manutenção dos mercados. No entanto, à expansão do mercado consumidor favoreceu o crescimento econômico que, aliás, era a pretensão do capitalista industrial, que investiu capitais em tecnologia no intuito de ter aumentada a produção e consequentemente o consumo. A manufatura têxtil, ou seja, a produção de tecidos se tornou o principal produto produzido no início da Revolução Industrial.

4. Quais foram as mais importantes mudanças provocadas pela revolução industrial em relação ao período anterior?

As mudanças que ocorreram no século XVIII e que se estenderam ao século ao século XIX caracterizam o que convencionamos chamar de revolução industrial. Esse processo apresenta uma série de traços, ou tendências gerais, que o diferencia claramente do sistema anterior de artesanato e de trabalho doméstico. Entre os mais importantes, podemos citar: a substituição progressiva do trabalho humano por máquinas, a “divisão do trabalho” e a necessidade de sua coordenação, as mudanças culturais no trabalho, a produção maciça de bens, o surgimento de novas funções

5. Quais foram as mudanças culturais que a Revolução Industrial provocou no âmbito do trabalho?

Com a transição dos modos de vida e de trabalho motivada pela Revolução Industrial, o problema técnico organizacional, de especialização e divisão do trabalho, estava intimamente ligado a outro: o da gestão do fator humano. Os novos trabalhos das industrias ainda mantinham os hábitos adquiridos no trabalho agrícola e no trabalho em ambiente doméstico. Os Industriais tiveram de impor uma disciplina desconhecida por aqueles trabalhos rurais e doméstico. Estes, em lugar do autocontrole característico dos modos anteriores de trabalho, tinham de se sujeitar á supervisão e ao controle externo exercido pelos empresários, de forma direta ou por meio de capazes, especialmente contratados com esse objeto. Essa mudança na forma de trabalho, comum dentro de uma fábrica, vinha acompanhada de uma profunda mudança também no modo de vida, que, de primordialmente rural, passou a ser urbano. No ambiental rural, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com