TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recorte Histórico: Barroco

Seminário: Recorte Histórico: Barroco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Seminário  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Titulo do filme: O Libertino

Recorte histórico: Barroco

Sinopse:

Em plena Londres de 1660, um jovem rebelde, provocador e gênio literário, partidário da liberdade e da libertinagem, choca a sociedade ao quebrar todas as regras de sua época. O Libertino, John Wilmot, vulgo Segundo Conde de Rochester (Johnny Depp), é confidente íntimo de rei Charles II (John Malkovich), e adora ridicularizar nobres ingleses com sátiras e poemas sexualmente explícitos.

É convocado pelo rei a escrever uma peça magistral para impressionar a corte francesa. Apaixonado pela jovem atriz Elizabeth Barry (Samantha Morton), ele vê nesta oportunidade um modo de transformar seu amor em uma estrela. No entanto, este caso amoroso dá início à sua derrocada, que o leva à bebedeira e arrependimentos. Assim, ele ficou conhecido como um rock star de seu tempo, pela ousadia e indisciplina.

O filme é baseado na peça homônima de Laurence Dunmore, que estreou em 1994 no teatro Royal Court em Londres. Ele adaptou o seu próprio espetáculo para o cinema. A peça foi encenada em Chicago, com John Malkovich no papel de Rochester. No filme, o ator - que também é um dos produtores - interpreta Rei Carlos II. O Libertino marca a estréia do aclamado diretor de videoclipes e comercial Laurence Dunmore.

Análise:

O filme se passa no período Barroco. É um período marcado pelos acontecimentos históricos,econômicos e sociais.

Era uma época onde a burguesia detinha o poder econômico e o estado atendia somente as necessidades da burguesia e tudo era voltado ao rei.

O barroco um período de contradições, de um lado o humanismo clássico e o renascimento, com apelos ao racionalismo, ao prazer e ao apego a bens materiais e de outro, o homem é pressionado pela igreja Católica a um regresso e a renúncia aos prazeres.

A indumentária e as funções da roupa

Nessa época as mulheres (da burguesia) usavam vestidos com saias arredondadas, mangas bufantes ,gola caída,meias compridas ,decotes acentuados que muitas vezes mostravam os ombros e também usavam um beca decorada com flores , bordados , renda e cores fortes e cabelos com penteados denominado a la fontage,já as mulheres camponesas usavam vestidos com cores discretas e panos na cabeça e os cabelos não eram muito arrumados.Os homens da burguesia usavam túnica longa,casaca com cores fortes,cullote.gravata de renda , chapéus de abas longas , botas e tinham cabelos compridos, alguns usavam perucas,já os homens camponeses usavam camisa,colete com tecidos inferiores e de cores mais discretas.

Para os burgueses as roupas eram para mostrar o quanto eles tinham de dinheiro, e para os camponeses as roupas serviam para se vestir já que as roupas eram inferiores .

A moda barroca contribuiu e muito com a moda atual, com suas estampas, hibridismo, uma mistura texturas, rendas e cores.

Hoje ainda se vê o espartilho com decotes, as saias um pouco mais curtas,as roupas masculinas mudaram um pouco, a túnica e a casaca podemos dizer que e o terno,as gravatas também mudaram não são mais de renda e os chapéus são mais pequenos e com diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com