TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  9/9/2015  •  Seminário  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

CELIA MARIA DA SILVA FERREIRA

CASA DE AMPARO PARA IDOSOS BOM PASTOR

AVARÉ[pic 3]

2014

CELIA MARIA DA SILVA FERREIRA

CASA DE AMPARO PARA IDOSOS BOM PASTOR

 Relatório de Estágio Curricular I de Serviço Social elaborado para a disciplina Portfólio individual da Universidade Norte do Paraná– UNOPAR como requisito de obtenção de média na disciplina de estágio I do modulo V.

Coordenador do curso: Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes

Orientadora acadêmica Sandra Cristina Gomes,

 Supervisor de campo Vanderli Candido Baú.

AVARÉ

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................11

4. REFERÊNCIAS.............................................................................................12

        

INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se ao estágio realizado neste 5º semestre na entidade Casa de Amparo para Idosos Bom Pastor.

A entidade foi fundada em 1986 graças há um terreno doado para a Congregação cristã do Brasil, era mais conhecido como abrigo e foi legalizado em 06 de julho 1993 e passou a ter o nome de casa de amparo para idosos bom pastor.

A instituição esta de acordo com as normas estabelecidas pelo Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741 de outubro de 2003. O regime adotado esta pautado na Politica Nacional de Assistência Social, Proteção Social Especial- Alta Complexidade conforme a tipificação nacional de serviços socioassistenciais; é uma entidade social, beneficente sem fins lucrativos, com sede própria e de tempo de duração indeterminado.

O estágio supervisionado foi realizado sobre a orientação direta da técnica, assistente social Vanderli Candido Baú, que ficou responsável pela supervisão e pelas atividades visualizadas no estagio.

DESENVOLVIMENTO

A casa de amparo para idosos bom pastor, deu inicio em suas atividades no ano de 1986 em um terreno doado para congregação cristã no Brasil, na cidade de Itaí do estado de São Paulo na chácara água branca as margens da rodovia Eduardo Saigh, Km 296,5. A entidade tem por finalidade de abrigar idosos de ambos os sexos, em estado de carências de recursos econômicos sem amparo familiares sem acesso a serviços de cuidados e apoio, sem meios de se manter por si próprios prestando-lhes amparo digno e seguro.

Os móveis, roupas e alimentos eram provenientes de doações, devido à falta de recursos financeiros na época havia somente uma funcionária que morava e também era responsável pela coordenação da entidade, contava com a ajuda dos próprios idosos que residiam no espaço e de serviços voluntários dos membros da congregação.

A instituição era conhecida como abrigo e permaneceu com essa denominação até a regulamentação da documentação com inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica-CNPJ; que ocorreu no dia 06 de julho do ano de 1993 quando passou a ter o nome de “Casa de Amparo para Idosos Bom Pastor”, uma entidade social, beneficente, sem fins lucrativos, com sede própria e de tempo de duração indeterminado.

Depois de legalizada a inscrição da entidade, houve grandes melhorias como a contratação de duas auxiliares de enfermagem que trabalhavam doze horas por dia, organizavam as medicações a serem administradas durante o dia e a noite. Em 2002 houve a contratação do primeiro profissional de enfermagem, que monitorava as auxiliares de enfermagem e com a finalidade de organizar, coordenar e avaliar os serviços relacionados à saúde dos idosos. Com objetivo de melhorar os atendimentos direcionados aos idosos e de repassar as orientações e informações aos demais funcionários, iniciou-se o procedimento de anotações diárias em prontuário individual de cada acolhido, segundo essas anotações pode-se notar que no período de  2002 até o ano de 2014 obtiveram 74 internações e 38 óbitos.

No ano de 2004 foi feito eleições para a organização da entidade com a intenção de eleger presidente, vice-presidente, secretário e conselho fiscal; sendo todos membros da igreja e atuam até os dias de hoje com reuniões uma vez por mês em forma de conselho para a tomada de decisões relacionadas à instituição e a cada dois anos a nova eleição para a troca dos membros da administração.

 A entidade esta dentro das normas estabelecidas pelo Estatuto do Idoso da Lei nº. 10.741-de outubro de 2003 esta inscrita junto ao órgão competente de vigilância sanitária, Conselho Municipal de Assistência Social e conselho municipal da pessoa idosa e ou em sua falta, junto ao conselho estadual ou nacional da pessoa idosa.

A parte administrativa da entidade se constitui por 01 sala administrativa onde também é feita a recepção dos familiares, 01 sala para oficina terapêutica onde são realizados trabalhos artesanais, 01 sala para o estoque de medicamentos, luvas, frauda geriátricas, 01 banheiro para funcionários, 01 lavanderia com máquinas industriais de lavar e secar roupas, 01 sala da equipe psicossocial, 01 consultório médico e 01 odontológico; facilitando assim o atendimento em aspectos de saúde dos idosos. A água que abastece a entidade vem de um poço artesiano localizado no próprio terreno, a casa tem aquecedor solar, extintores e luz de emergência, detector de fumaça, hidrante, corrimão e rampas.

A instituição possui a seguinte divisão em seus dormitórios: ala masculina com 08 quartos com dois leitos e um banheiro; ala feminina com três quartos (02 contém cinco leitos e 01 com três leitos) e um banheiro. Os quartos são iluminados de forma natural com a presença de venezianas amplas e a ventilação do ambiente também é realizado pelo ventilador disponível no teto; devido à presença de acolhidos com a necessidade de utilização de oxigênio existe a instalação de equipamentos específicos. Os moveis se constituem por camas, criado mudo e armários para guardar os pertences dos idosos; os itens pessoais como cobertor, roupas, toalhas de banho, itens de higiene são separados para serem usados individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com