TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio do encic: formação continuada de professores

Por:   •  26/4/2015  •  Dissertação  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

        [pic 1]

                Érika Ferraz Teixeira- RA 1090526

Curso: Licenciatura em História

 

Centro Universitário Claretiano

Curso: Licenciatura em História

Professor: Max Rodrigues

        

Nova Olímpia - MT

Novembro -2013

Relatório do 6º Encontro Nacional de Iniciação Científica-ENCIC

A palestra foi ministrada no dia 27 de julho de 2013, pelo palestrante Prof. Mestre Leonardo Rodrigues dos Santos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato, com o título Formação Continuada de Professores: Tendências atuais.

O palestrante explanou sobre o tema acima através de suas experiências profissionais e referenciais teóricos tais como Nóvoa (1995), Huberman,( 2000), Candau (1996) entre outros, tendo como objetivo uma reflexão crítica acerca dos diversos problemas que os professores enfrentam na escola.

 A formação continuada é área de conhecimento e investigação que se centra no estudo dos processos através dos quais nós futuros professores aprendemos e desenvolvemos a nossa competência profissional. Ela nos ajuda no desenvolvimento de características éticas e políticas essenciais para o nosso exercício profissional.

Com isso ela assumi um papel que vai além do ensino, pretendendo uma atualização científica, pedagógica e didática e se transforma na possibilidade de criar espaços de participação, reflexão e formação para que as pessoas aprendam e se adaptem para poder conviver com a mudança e com a incerteza.

A formação continuada não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal.

Juntamente com as enormes contribuições que essas novas tendências têm trazido para repensar a questão da formação continuada de professores, é necessário também estarmos conscientes de seus limites e silêncios. Temos de estar conscientes da necessidade de articular dialeticamente as diferentes dimensões da profissão docente: os aspectos psicopedagógicos, técnicos, científicos, político-sociais, ideológicos, éticos e culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com