TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De História Econômica E Social Do Brasil

Resenha: Relatório De História Econômica E Social Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Resenha  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

O presente relatório tem como objetivo avaliar e repensar tudo o que já foi estudado, e fazer uma reflexão sobre os conteúdos abordados até o presente momento. A disciplina percorreu basicamente os aspectos principais do Brasil pré-colonial e colonial, com um olhar crítico tanto sobre a sociedade e os costumes da época e sua relação com a economia que se instaurou no período e seus reflexos nos dias atuais. Todo o conteúdo programático nos foi apresentado logo na primeira aula do curso.

A partir da segunda aula discutimos um trabalho de Karl Friedrich Philipp Von Martius, onde o autor discorre sobre como deve ser escrita a história do Brasil. Embora seja antiga a obra ela pode ser retomada com muita propriedade, pois é uma fórmula da história brasileira eficiente, porém com problemáticas abertas á discussão. O cerne do texto seria talvez a ordenação dos fatos na história brasileira, começando com o pioneirismo português e o seu heroísmo, chegando ao Brasil e apresentando a civilização; embora de certa forma conservador o autor tem um olhar vanguardista ao vangloriar a figura do indígena, como uma peça chave na formação do que conhecemos hoje como brasileiro.

Na terceira aula discutimos outro texto sobre a formação do nosso Estado. Desta vez com um olhar mais atual, levantando questões sobre a imagem do Brasil ao longo da história, e como foi se desenvolvendo. Qustões sobre diversidade racial, eugenia e mistura de “raças” também foram discutidas.

Já na quarta aula, tivemos a apresentação do primeiro seminário temático do livro “Casa-grande e senzala” de Gilberto Freyre. Na ocasião foi exposto o primeiro capítulo do livro, que trata de aspectos gerais do Brasil colônia e sua organização patriarcal, com o Senhor da Casa-grande e o escravo da senzala. Percebemos o olhar muito forte do autor no aspecto social e psicológico das pessoas que viviam nessa época, apelando muitas vezes para a sexualidade (com excessividade em algumas ocasiões). Tivemos a chance de ver um trabalho muito completo sobre o período, parecendo que foi escrito por um correspondente da época. O argumento principal debatido na aula foi a de que o brasileiro é um ser único, advindo de 3 povos (português, indígena e negro) que contribuiram com a formação de um indivíduo diferente em vários aspectos, até mesmo de seus povos de origem.

Na aula seguinte foi apresentado o seminário temático do livro “Os donos do Poder” de Raimundo Faoro. O grupo discutiu temas do brasil colonial mais voltados para a economia dessa vez. A principal discussão foi do argumento do autor de que a origem da corrupção e da burocracia brasileira está na colonização portuguesa. O sistema criado pelos europeus no Brasil a fim de explorar o território ao máximo acabou criando uma estrutura muito forte patrimonialista que até os dias de hoje não foi superada. Na sexta aula continuou-se a apresentação do livro de Faoro, falando dessa vez sobre temas como a consolidação do sistema colonial português no Brasil.

Seguindo para a sétima aula do curso, tivemos a apresentação do primeiro seminário temático do livro de Caio Prado Júnior “História Econômica do Brasil”. Aqui foi discutido temas mais voltados para a economia brasileira novamente. A preocupação do autor é com a distribuição das atividades econômicas do país ao longo de seu terrtório. Na aula seguinte continuamos com o livro de Caio Prado Júnior, dessa vez sendo discutido de maneira mais aprofundada a economia brasileira desde sua emancipação política. É muito ressaltado que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com