TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social No Brasil

Artigos Científicos: Politica Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo discute os elementos condicionais de sistematização dos dados históricos sobre as políticas sociais e os movimentos sociais no país. Procuramos tomar como diretrizes de analise a correspondência histórica entre ambos, destacando especialmente os principais acontecimentos voltados para as lutas por melhores condições de vida e pelo aumento dos direitos sociais na legislação no Brasil.

E fundamental considerar a evolução das políticas sociais e como se mudam as categorias que denominam a clientela na tentativa de melhores significados. também são classificadas e definidas conforme suas especificidades e seus objetivos prementes,primários,secundários e terciários terapeutas e promocionais.

Palavras chaves: estado brasileiro, movimentos sociais, política social, legislação social.

2 DESENVOLVIMENTO

A política social do país teve sua expansão nos períodos de regime autoritário, dessa forma o governo procurava mostrar uma cara humorista para justifica sua ação interventora para compreensão as experiência das políticas de necessidades básicas no Brasil, dividiu em cinco períodos históricos de acordo com a situação política,econômica e social.

As políticas de sastifasçao das necessidades sociais no Brasil tiveram sua trajetória influenciada em políticas econômicas internacionais. ´´dirente,pois das políticas sociais dos países capitalistas avançadas,ao nasceram livres da dependência econômica e do domínios colonialistas o sistema de bem-estar brasileiro sempre expressou as limitações decorrentes dessas injunções.

Foi feita uma serie de medidas de políticas sociais.com uma forma de entretenimento das múltiplas questões sociais. Ao mesmo tempo em que o estado conseguia a adesão dos trabalhadores da classe media e dos grupos dominantes, estes donos do capital.

O governo populista adotava ao mesmo tempo mecanismos de centralização político-administrativa, que favoreciam o aumento da produção dando condições para a expansão e a acumulação capitalista. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma.com o passar do tempo a profissão foi se estruturando,chegando hoje a sua profissão com teorias e metodologias. Atualmente o serviço social se encontra em uma profissão interventiva buscando diminuir as fisparidades sócias. em muitas vazes,ela assumi características peculiares,que marca seu próprio desenvolvimento e a ajuda a compreender suas limitações em seu próprio campo de ação.

A condição ideal que proporcionaram a profissionalização do serviço social foi a crescente intervenção do estado nos processo de regulação e reprodução social. Por meio das políticas soais publicas. Neste contexto de enfrentamento de questão social pelo estado, empresário e a própria igreja católica desenvolveu e conduziu a institucionalização e legitimação do serviço profissional.

As origens do serviço social esta localizada na emergente sociedade de 1930,em uma conjuntiva peculiar do desenvolvimento capitalista,marcada por conflitos de classe,pelo crescimento numérico e qualitativo da classe operaria urbana e pelas lutas social contra a exploração do trabalho e pela defesa dos direitos de cidadania.

Ao contrario do que acontecera em governos anteriores, entretanto o governo populista,que assumiu o poder logo após a revolução de 1930,reconheceu a existência da questão social,que passou a ser uma questão política a seu enfrentada e resolvida pelo estado.no entanto as primeiras iniciativas de organização da profissão cinculam-se ao progresso de grupos sócias predominastes amissis,participantes do movimento católico leigo e responsáveis pela ação social da igreja católica junto aos segmentos nas vulnerabilizados e empobrecidos da classe operaria,especialmente crianças e mulheres.

Na época o assistente social era concebido como uma ´´missão´´ um ´´serviço´´ a sociedade,que estava na dependência de uma vocação especifica de seus agentes a quem competia segundos expressões muito utilizados na época,fazem o bem-feito.

No plano legal, a constituição de 1988 a lei orgânica da assistência social LOAS de 1933,definiram a família,a maternidade a infância,a adolescência e a velhice,o amparo as crianças e adolescentes carentes a integração no mercado de trabalho ,a reabilitação e integração de pessoas portadores de deficiências.

A organização da assistência social terá seguintes diretrizes, baseadas na constituição federal de 1988 e na LOAS.

1 descentralização política-adimistrativo, cabendo a coordenação e ,as gerais a esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas, as esferas estaduais e municipais de assistência social, garantindo o comando vicio das ações em cada esferas de governo,respeitando-se as diferenças e as características sociais territoriais sociais.

2 participações da população por meio de organização representativos,na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

3 esntralidade na família para concepção e implantação dos benefícios,serviços,programas e projetos.

Os serviços, programas, projetos e benefícios têm como foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e indivíduos e o território como base de organização. Passar a ser definidas pelas funções que deles necessitam e pela sua complexidade.

A condição define, conseqüentemente uma nova estrutura social, pois a concentração da produção dos meios de produção mas de uma classe social representada por uma minoria da sociedade determinava o aparecimento de outra classe,constituída por aqueles que nada tinham a não ser sua própria forca de trabalho.

O projeto ético-politico se materializa pela defesa infrasigestal de direitos humanos e a luta por uma sociedade justa e igualitária. logo da orientação social da profissão porque explica que o assistente social ocupa o espaço de resistência para da visibilidades a violação de direitos através da intervenção na pratica miúda dos assistentes sociais e também através de denuncia publica de situação que violam direitos.

A apropiorçao da orientação da profissão pela ética dos direitos. As necessidades humanas constituídas e desenvolvidas ao longo do desenvolvimento só cio do serviço social levam a humanidade a um processo interminável de busca de sua auto-produçao, estabelecendo um modo pratico material composto de varias atividades e praticidades distintas.

A constituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com