TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação De Genero

Ensaios: Relação De Genero. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS: Fundamentos Filosóficos da Educação

Etapa: 3

Passo: 1 2 e 3

Musica: Mulher

Erasmo Carlos

Dizem que a mulher é o sexo frágil

Mas que mentira absurda

Eu que faço parte da rotina de uma delas

Sei que a força está com elas

Vejam como é forte a que eu conheço

Sua sapiência não tem preço

Satisfaz meu ego se fingindo submissa

Mas no fundo me enfeitiça

Quando eu chego em casa à noitinha

Quero uma mulher só minha

Mas pra quem deu luz não tem mais jeito

Porque um filho quer seu peito

O outro já reclama a sua mão

E o outro quer o amor que ela tiver

Quatro homens dependentes e carentes

Da força da mulher

Mulher, mulher

Do barro de que você foi gerada

Me veio inspiração

Pra decantar você nessa canção

Mulher, mulher

Na escola em que você foi ensinada

Jamais tirei um dez

Sou forte mas não chego aos seus pés

Considerações sobre a participação da mulher na sociedade

1) Nas últimas décadas houve mudanças profundas na vida da mulher, a participação da mulher no mercado de trabalho cresceu consideravelmente, e hoje quase a metade de mão de obra do mercado formal é formado por mulheres e no mercado informal é a maioria.

2) A entrada da mulher no mundo de trabalho remunerado esta mudando caracteristicas e comportamento da sociedade. Além do trabalho a mulher divide seu tempo em varias jornadas, trabalho, casa, filhos e marido.

3) Hoje o número de familias que é chefiada por mulheres é bem grande, e assim muda também o consumo, pois as mulheres tem prioridades diferentes na hora de gastar o dinheiro pensando no bem estar da familia.

Como por exemplos: Comprar uma geladeira nova, trocar o sofá, ou comprar alimentos de melhor qualidade para seus filhos.

4) As mudanças em relação ao casamento também estão bem visivéis, as mulheres casam mais tarde, e em geral optam por ter menos filhos.

Quanto a separação também são as mulheres que muitas vezes tomam a iniciativa na maioria das vezes.

5) As mulheres estão em todas as áreas de trabalho, mais ainda não conseguiu igualdade de renda, em geral sálarios femininos são menores que as dos homens, chegando à quase 30%.

As mulheres já conquistaram muito no mercado de trabalho, mas ainda não pode parar de lutar pela igualdade, só assim será possivél ter o mesmo valor que os homens.

O homem está tendo uma sensibilidade maior, e participativa mais na vida domiciliar, ajudando a mulher no serviço domestico e com os filhos.

Professora: Sandra

Tempo de serviço: 5 meses

1) Qual é o método que você utiliza para alfabetizar seus alunos?

Resposta:Gosto muito do método alfabético, também conhecido como soletração, tem como princípio de que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto, depois, todas as suas combinações silábicas e, em seguida, as palavras. A partir daí, a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias, mas mesclo com outros métodos também.

2) Como você vê a indisciplina em sala de aula?

Resposta: É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certa de poder controlar. O que, de fato, é realmente frustrante nesta situação é: ter responsabilidades a cumprir e não ter as devidas ferramentas para fazer isso. Mas com calma e paciência você adquire conhecimento de seus alunos e muda essa situação.

3) Como você identifica o nível de leitura e escrita de cada criança de sua turma?

Resposta: Faço além da leitura de pequenas palavras no dia-a-dia, diagnósticos com brincadeiras, cruzadinhas. Também é muito bom utilizar alfabeto móvel para formar palavras. Ajuda muito.

4) Cite uma das fases mais importantes no processo de alfabetização:

Resposta: Fico encantada quando vejo que a criança reconhece as letras do alfabeto, começa a juntar as letrinhas e forma pedacinhos (sílabas), é daí que começa a leitura de verdade, descobrir as palavras em cartazes e nas fachadas.

5) Qual a importância de trabalhar com textos em sala de aula?

Resposta: Muito grande, mas depende da faixa etária. Para os menores textos bem pequenos e compreensíveis. Podemos ir aumentando de acordo com o nível de idade.

6) Como você vê a alfabetização nas escolas brasileiras?

Resposta: Aos poucos, a escola brasileira percebe a necessidade de se aprimorar na tarefa de alfabetizar. Cada vez mais, as redes investem na capacitação docente e muitas adotam os ciclos - que aumentam o tempo para os pequenos aprenderem a ler e escrever. Muito importante também agora foi a criação do Programa Pacto pela alfabetização do Governo Federal que planeja alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade, quem sabe podemos sonhar com um futuro sem o analfabetismo...

Professora: Cláudia

Tempo de serviço: 22 anos

1º) Qual é o método que você utiliza para alfabetizar seus alunos?

Resposta: São muitas as formas de alfabetizar e cada uma delas destaca um aspecto no aprendizado. Desde o método fônico, adotado na maioria dos países do mundo. Que faz associação entre as letras e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com