TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações E Visões Sobre A História

Exames: Relações E Visões Sobre A História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

Relações e Visões sobre a História

1. Introdução:

A história pode ser considerada um conjunto de acontecimentos importantes em nossa vida e no mundo em que nos cerca, e além disso ela apresenta relações com outras demais áreas do conhecimento como a Linguagem, a Filosofia e a Historiográfia e é isso que pretendo mostrar no desenvolvimento de meu trabalho.

2. Desenvolvimento:

A linguagem surgiu nos primórdios da nossa existência, e está totalmente ligada a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin. É uma das mais importantes ferramentas que nós seres humanos conquistamos ao longo dos anos, a qual nos possibilita nos desenvolvermos e aprendermos sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos.

A linguagem humana esta sempre evoluindo, foi com ela que nossos ancestrais foram capazes de nos transmitir seus conhecimentos, os quais seguirão para as gerações futuras e assim sucessivamente. Hoje conhecemos diversos tipos de linguagem e somos capazes de nos comunicar de diversas maneiras como por meio da linguagem falada, escrita, de sinais para os surdos, códigos, imagens, sons e também a virtual bastante evidenciada por meio das redes sociais, cada ser comunica-se da forma que aprendeu, pois a linguagem é inata, ou seja, ela não nasce com o homem e sim se desenvolve na relação dele com seus semelhantes adquirindo características especificas de acordo com sua cultura e região que está situado, convém salientar que o homem não é o único ser dotado da linguagem, pois abrange a todos os seres, havendo indícios de comunicação até no meio vegetal.

Na historia sempre houve uma reflexão sobre a linguagem, principalmente sobre a linguagem falada, os gregos da antiguidade sabiam o poder que a linguagem tinha e a usavam com sabedoria em seus discursos.

A relação entre a História e a Linguagem encontra-se ai porque ela é o fio condutor na constituição do sujeito. O homem que por ter uma infância não foi sempre falante e por isso precisa apropriar-se da linguagem como forma de colocar-se no mundo fundando assim a sua história.

A História é uma matéria excelente, pois ela se relaciona também com os demais campos do saber, como a Literatura e a Filosofia, que são matérias que quando apresentadas aos alunos despertam muito interesse, principalmente a Filosofia que caracteriza - se pelo questionamento constante.

Filosofia é uma palavra que significa “amor à sabedoria” entendo esse significado ao perceber que o amor é um sentimento e que a sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar em diferentes contextos que a vida nos apresenta. Portanto, a filosofia nada mais é do que um sentimento em busca pelo saber, investigando para encontrar as verdades mais essenciais e as esperanças que temos em nossa vida.

No mundo da Grécia Antiga, alguns séculos antes de Cristo, pessoas como nós, seres humanos com dificuldades e limitações, buscaram até as ultimas consequências essa atitude de procura incansável, esse empenho pela sabedoria. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles e outros, no decorrer dos séculos até os nossos dias, foram homens do seu tempo, investigadores e com discernimento, que deixaram grandes ideias. Sócrates falava que, ao “espantar-se” com as coisas, estava-se dando início ao filosofar. Aristóteles concluiu que o filosofar começa pelo “admirar-se”. Ao meu modo de ver ambos tinham razão, pois, quando nos espantamos ou admiramos algo que acontece em nosso cotidiano nos permitimos pensar criticamente sobre o assunto e é desta maneira que começamos a agir como verdadeiros filósofos.

Pelo pouco que estudei sobre essa matéria no ensino médio, imagino que filosofar seja correr riscos, quando produzimos pensamentos que são manifestados, estamos abertos a críticas. Pois quem não expõe seus pensamentos, não corre risco algum, continuando dentro de sua casca de ovo, sem a possibilidade de conhecer novas ideias. Devemos nos lembrar de Sócrates quando dizia à frase que veio a ser conhecida pelo mundo inteiro: só sei que nada sei, querendo dizer que estava aberto ao aprendizado, ao questionamento, críticas enfim ao novo.

Muitas vezes é mais conveniente ficarmos dentro de nossa casca, mas a filosofia nos mostra o contrário, é preciso sair, ir às praças públicas discursar, como faziam os reis, imperadores, oradores na antiguidade, nos dias atuais e preciso publicar, escrever, falar como vemos em jornais, revistas, na televisão enfim é preciso expressar a seu ponto de vista.

Em geral, as questões filosóficas costumam lidar com temas sérios, como nos dias de hoje o aborto, direitos dos animais, direitos humanos, direitos das crianças, questões ambientais, ética nas profissões, guerras, liberdade de expressão, células tronco. Mas os maiores questionamentos da humanidade são: Deus existe ou não? O mundo como ele surgiu? Por que nós existimos? Por que morremos? Tudo acaba quando morremos? Estes pensamentos e questionamentos não acabam nunca, estão sempre surgindo novas possibilidades, explicações, teorias e com elas formamos as nossas crenças.

Mas a filosofia deve ser usada também para a diversão, quando entramos em sala de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com