TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Etnicas

Monografias: Relações Etnicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 2

2

O ano de 2011 foi definido como Ano Internacional dos Afrodescendentes pela Organização das Nações Unidas (ONU). Qual foi considerada uma das principais intenções para esse lançamento, segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, opinião amplamente divulgada pela grande mídia?

B) Despertar na comunidade internacional o interesse em ampliar os direitos fundamentais aos afrodescendentes. Segundo o artigo da Cnbb em seu canal seu canal online, encontra-se a seguinte propositura "Por ocasião do lançamento (Do Ano Internacional dos Afrodescendentes) o secretário geral fez um apelo para que a comunidade internacional se empenhe em garantir aos afrodescendentes direitos fundamentais como a saúde e a educação: “Vamos todos intensifica os nossos esforços para assegurar que os povos afrodescendentes possam gozar de todos os seus direitos”.

Todas as afirmações abaixo apresentam justificativas que explicam por que o termo raça não pode ser compreendido segundo uma perspectiva biológica, exceto:

D) Todas as raças humanas devem ser respeitadas e merecem tratamento específico da lei.Todos devem ser tratados de forma igualitária, todo são iguais perante a lei.

Do que se trata, quando abordamos o termo raça sob uma perspectiva política?

A) Trata-se do uso que a comunidade afrodescendente faz desse termo na luta por seus direitos e contra toda forma de discriminação e racismo. Na antropologia, eram utilizadas várias classificações de grupos humanos, conhecidos como "raças humanas", mas desde que começou-se a usar os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de raças humanas deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política.

Os principais aspectos que definem a identidade étnica são:

I - dimensão relacional e de fronteira

II - ancestralidade

III - símbolos identitários comuns

IV - realce ou saliência conforme a interação social

V - essência e substancialidade

Assinale apenas as afirmações corretas:

D) I, II, III e IV. Um grupo possuidor de algum grau de coerência e solidariedade, composto por pessoas conscientes, pelo menos em forma latente, de terem origens e interesses comuns. Um grupo étnico não é mero agrupamento de pessoas ou de um setor da população, mas uma agregação consciente de pessoas unidas ou proximamente relacionadas por experiências compartilhadas.

5. Questão com imagem: TEXTO: Base para a questão DNA de negros e pardos do Brasil é 60% a 80% europeu

D) Existem primordialmente três raças que compõem a humanidade: os brancos, os negros e os indígenas. Sendo que as outras ramificações são decorrentes das junções de algumas dessas "raças"

(Adap. Concurso Público - MPF – 2006) No que diz respeito aos crimes previstos na Lei n. 7.716/89:

C) discriminação racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com