TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião Austrália

Resenha: Religião Austrália. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Resenha  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

cristianismo 74,4% (católicos 25,8%, anglicanos 17,8%, sem filiação 12,5%, protestantes 10,6%, outros 8,2%, dupla filiação 0,5%); agnosticismo 16,8%; outras religiões 7%; ateísmo 1,8% (ano de 2010)

As igrejas com o maior número de membros são a Igreja Católica Romana, a Igreja Unida da Austrália, e a Igreja Anglicana da Austrália. As igrejas pentecostais e movimento carismático também estão presentes sendo encontrados na maioria dos estados. O Conselho Nacional de Igrejas na Austrália é o principal órgão cristão ecumênico.

Estão presentes na Austrália:

Hillsong Church

Igreja Católica Romana

Igreja Anglicana da Austrália

Igreja Unida da Austrália

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Igrejas Cristãs Australianas

Igreja do Evangelho Quadrangular

Igreja Universal do Reino de Deus

Igreja de Cristo

Igreja Luterana

Igreja Presbiteriana da Austrália

Igreja Adventista do Sétimo Dia

Testemunhas de Jeová

Anterior à colonização europeia, em 1788, pessoas de várias fés tiveram contato com os povos aborígenes australianos. Este contato se dava através de exploradores, pescadores e sobreviventes dos inúmeros naufrágios. Tiveram inúmeros artefatos recobrados por estes contatos, embora não haja nenhum registro de influência à religião aborígene.

O cristianismo foi introduzido com a colonização europeia da Austrália a partir de 1788. Das denominações cristãs, a mais predominante era a Igreja Católica Romana, encontrada entre irlandeses condenados e Anglicanos, entre outros prisioneiros. Outros grupos eram também representados, por exemplo, pelos Tolpuddle Mártires, que eram metodistas.

Após a colonização, alguns marinheiros e prisioneiros muçulmanos foram à Austrália em navios de condenados. Afegãos se estabeleceram no país na década de 1860, na década de 1870 malaios diversos foram recrutados (a maioria, subsequentemente, foi repatriada). Apesar disso, o Islã não era uma força durante este período.

Durante a década de 1800, os colonizadores europeus levaram suas igrejas tradicionais à Austrália, inclusive a Igreja da Inglaterra (hoje Igreja Anglicana), e a Metodista, Católica, Presbiteriana, Congregacional e Batista.

40% da população pertencendo à Igreja Anglicana, ainda Igreja da Inglaterra, 23% de católicos, 34% de outras linhagens cristãs e 1% professavam religiões não-cristãs. O pCom exceção de uma pequena mas significante população luterana descendente de alemães, a sociedade australiana, em 1901, era predominantemente anglo-celta, com rimeiro censo, realizado em 1911, mostrou que 96% da população se identificou como Cristão. Hoje em dia 37.2% dos australianos se declaram protestantes, 25.8% dos australianos se declaram católicos, 2.7% se declaram cristãos ortodoxos, 0.2% se declaram ortodoxos orientais, 2.1% se declaram budistas, 1.7%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com