TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Republica

Ensaios: Republica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 6

A república: ruptura ou continuidade?

O que marcou o golpe de 15 de novembro de 1889 derrubou a monarquia e deu inicio a republica. Em lugar de um estado centralizado, fosse gerida democraticamente por um presidente eleito pela maioria da população.

Os projetos para república.

Após o 15 de novembro, três diferentes grupos passaram a disputar o poder, cada qual com um projeto para república: o oligárquico, o militar e o democrático.

O projeto oligárquico era definido pelos proprietários de terra e propunha uma república liberal.

O projeto militar, proposto pelas altas patentes do exercito,era a favor de uma espécie de ditadura.

O projeto democrático, por sua vez, tinha como adeptos jornalistas, estudantes, profissionais liberais e outros grupos sociais urbanos.

O período de 1889 a 1894 dominados república da espada, assim chamada em referencia à arma usada pelos militares que governaram o país neste período. De 1894 á 1930, dominados república oligárquica. A consolidação dessa ordem oligárquica desembocou na república do café com leite, quando o poder político passou a ser exercido por presidentes representantes das elites cafeeiras e criadoras de gado leiteiro.

O governo provisório (1889-1891)

Os lideres militares e civis que encabeçaram o golpe de 15 de novembro estabeleceram o governo provisório, cujo primeiro presidente foi Marechal Deodoro da Fonseca.

A constituição de 1891.

O estado brasileiro ficava estruturado em três poderes independentes- o executivo, exercido pelo presidente (ou pelo vice, no seu impedimento) e por ministros por ele livremente escolhidos; o legislativo, composto pelo senado e pela câmara dos deputados (cada estado e o distrito federal elegeriam três senadores, que teriam um mandato de nove anos. Já os deputados exerciam um mandato de três anos e seu número dependeria da população de cada estado); o judiciário, formado pelos juízes, tinha no supremo tribunal federal seu órgão principal.

Na escolha do poder executivo e dos membros do legislativo, todos os maiores de 21 anos tinham o direito ao voto, exceto mulheres, frades, mendigos, analfabetos e soldados.

A política econômica de Rui Barbosa

Como ministro da fazenda o governo provisório, Rui Barbosa adotou uma política econômica que visava incentivar o desenvolvimento industrial. Elevou os impostos sobre os produtos importados e ampliou a oferta de credito para os empreendimentos industriais nacionais.

Essa oferta, porem, ocorreu com a emissão desordenada de dinheiro, provocando violento processo inflacionário no país. As fraudes eram freqüentes: empresas foram criadas apenas no papel, para receber empréstimos do governo.

A desordem financeira obrigou o governo a suspender às emissões e os empréstimos as empresas, levando-as, em sua maioria, a falência. Os preços das mercadorias subiram e a entrada de capitais ingleses na economia brasileira reduziu sensivelmente.

A república da espada

Deodoro da Fonseca (1891)

A primeira eleição para escolher um presidente, coube aos integrantes do congresso nacional a escolher duas chapas o primeiro candidato era Deodoro da Fonseca como candidato a presidente e como vice o almirante Wandenkolk, o segundo candidato era Prudente de Morais e Marechal Floriano Peixoto como vice.

Deodoro da Fonseca foi eleito, pois o congresso temia uma intervenção armada, houve crises políticas durante o mandato de Deodoro que desembocaram o fechamento do congresso pelo presidente.

O fechamento do congresso provocou reações por parte do exercito e a marinha que eram comandados pelo almirante Custodio de Melo que exigiu a renuncia do presidente por meio de temer uma guerra, então Deodoro renunciou ao cargo em 1891 e o vice Floriano Peixoto assumiu tornando-se presidente da republica.

FLORIANO PEIXOTO (1891-1894)

O Marechal Floriano Peixoto foi chamado Marechal de ferro por ter conseguido a consolidação da república, ele diminuiu os impostos e alugueis. No inicio de 1892 surgiram militares que exigiam eleições gerais no ano seguinte, surgiu à revolta armada comandada pelo almirante Custodio de Melo exigindo eleições imediatas, mas fracassou e logo depois ocorreu à revolução federalista, mas também foi derrotada.

A república do café com leite

Em 1894, encerrado o governo de Floriano Peixoto, as elites agrárias, sobretudo os cafeicultores, passaram a conduzir diretamente a política nacional, encerrando fase militar que consolidara o novo regime. A direção política do país passou a ser exclusividade dos fazendeiros e assim permaneceu até 1930.

O controle oligárquico consolidou-se aos poucos, sustentando os três elementos: o coronelismo, a política dos governadores e o acordo do café com leite.

O coronelismo e o voto de cabresto

No final do século XIX, a economia brasileira continuava ser agrária: a maioria da população residia e trabalhava na zona rural e era controlado pelos grandes proprietários, chamados de coronéis.

A política dos governadores

Durante o governo de campos Sales (1898-1902), iniciou-se a chamada política dos governadores. A prática consiste em um acordo em que os governadores estaduais, em apoio ao governo federal, ajudavam a eleger deputados e senadores favoráveis ao presidente. Em troca, este prometia não intervir no governo estadual, o que garantia a continuação do poder das oligarquias locais.

O café com leite

São Paulo e minas gerais representavam, durante a republica oligárquica, as principais forças econômicas do país: o primeiro estado era responsável pela maior parte da produção de café e minas, pela criação de gado leiteiro.

Em minas gerais, o partido republicano mineiro (PRM) e, em são Paulo, o partido republicano paulista (PRP), uniam as elites regionais e estaduais. Atuando de forma coesa, controlavam a política nacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com