TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Republica da Espada

Artigo: Republica da Espada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Artigo  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

República da espada

A republica da espada iniciou-se quando os militares lideraram o país politicamente entre os anos de 1889 a 1894 correto?

Então assim que a monarquia foi derruba Marechal tomou várias decisões no Brasil, algumas de suma importância para o nosso povo brasileiro, ele fez a separação oficial entre Igreja e o Estado, instituído o casamento civil e criou uma nova bandeira com o lema “Ordem e Progresso”.

Apesar da criação da República da Espada, mesmo assim surgiram às disputas para ver qual seria o melhor modelo republicano a ser instaurado.

Os militares da época defendiam a ideia de um regime republicano, mas as comunidades rurais e os grandes cafeicultores paulistas se opuseram à ideia dos militares, porque eles pregavam a implantação de um regime republicano voltado aos estados, ai o Deodoro foi obrigado a renunciar, ele já tinha alguns problemas de saúde, mas além disso, tinha também graves problemas políticos.

Foi na renuncia de Deodoro que Floriano aproveitou para conquistar a simpatia do povo.

A República da Espada foi caindo diante do poder político dos barões do café de São Paulo e dos pecuaristas de Minas Gerais, assim deu início a uma nova fase política do Brasil.

Guerra dos canudos

Podemos afirmar que o homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República foi o Conselheiro Jesuino, pois foi ele quem liderou este movimento.

Este homem acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. Com estas ideias em mente, ele conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam que seu líder realmente poderia libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.

Em minha opinião o governo da Bahia não iria conseguir por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado e por esta razão, pediu a interferência da República.

Este foi um acontecimento histórico que representava a luta pela libertação dos pobres.

Esta revolta, que ocorreu nos primeiros tempos da República, só nos mostra o descaso dos governantes com relação aos grandes problemas sociais do Brasil.

Por isso o povo reivindicava melhores condições de vida

A Era Vargas

A Era Vargas foi o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil. A Era Vargas começou com a Revolução de 1930, que resultou no fim do poder da oligarquia cafeeira.

Podemos disser que o governo de Vargas se dividiu em três fases, Getúlio Vargas liderava várias mudanças econômicas e sociais no Brasil, durante seu governo, Vargas empregou políticas de modernização, criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde, e fortaleceu alguns setores da economia, como a agricultura. Os principais incentivos foram dados à produção de café e cacau.

Vargas também foi o responsável pela lei da sindicalização lei em que os sindicatos devem ser vinculados indiretamente ao presidente,durante o governo Vargas, o presidente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com