TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica: Stonehenge - Mistério na Préhistória

Por:   •  17/6/2015  •  Resenha  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 7

Construindo um Império – Stonehenge: Mistério na Pré-história

[pic 1]

Muito se sabe que a arte se deu início a milhares de anos atrás, junto com os primórdios da civilização, da sociedade. Mas nem todos já pararam para discutir que a arquitetura também se deu início nessa época. Para entender a arquitetura atual, é necessário entender como e onde ela surgiu. O documentário ‘‘Construindo um Império – Stonehenge: Mistério na Pré-história’’ levanta vários questionamentos, teorias e especulações em relação ao santuário de Stonehenge, que é um dos principais monumentos arquitetônicos construído no período Neolítico e que marca o fim de uma Era. Como e quando se construiu? Quem construiu? Por que construiu?

É engraçado pensar que a milênios atrás, indivíduos tiveram a capacidade de criar um monumento tão grande e tão incrível, sem qualquer tipo de tecnologia, e hoje, mesmo com todas as formas de construção e inovações, ainda seria difícil para criar algo de tamanho porte. E mesmo antigamente, sem qualquer tipo de informação e acesso foi construído algo que ate hoje é um mistério em relação a sua construção pela falta de vestígios arqueológicos mais claros e documentação. Os povos da época eram definitivamente incríveis engenheiros, se é que nessa época sabia-se o que era isso.

O documentário trás que a idade do monumento foi descoberta a poucos anos, e que cientistas o dataram de 4500 anos atrás, o que seria 2500 anos aC. Logo após é dito que o santuário data de uma época anterior a escrita, porém a escrita surgiu em 4000 anos aC, o que sugere uma confusão em relação as datas.

A 2km de Stonehenge há outro monumento em um lugar chamado Durrington Walls em que há um fosso que circunda o local, e que após escavações feitas pelos arqueólogos de Mike Parker Pearson do lado de fora do local, foram descobertas centenas de casas, em que se acredita que são as casas dos construtores do monumento Stonehenge, e que é a maior civilização da idade da pedra encontrada no norte da Europa. E indícios dizem que lá foi construído outro circulo cerimonial parecido com Stonehenge, porém de madeira, que acredita-se ser uma experiência anterior ao circulo de pedra. Podem, de acordo com vestígios, o mesmo construído de madeira, é de mesmo século que o de pedra. Por que dois então? Por qual motivo foram construídos dois monumentos parecidos, porém com materiais diferentes? Mike Parker Pearson acredita que os monumentos foram construídos um para representar um monumento para os mortos (Stonehenge de pedra, pois a pedra é um material que pode durar uma eternidade) e outro para os vivos (o de madeira, pois a madeira não dura para sempre). E que logo após o nascer do sol no solstício, os povos seguiam caminho até a localização do circulo de madeira em Durrington Walls que também se alinha ao sol ao se por. [pic 2]

O arqueólogo, que investiga o mistério de Stonehenge, acredita que ele era apenas metade de um vasto complexo religioso, e que, a outra metade era esse círculo misterioso de madeira construído a apenas alguns quilômetros do circulo de pedra. Sua teoria é de que em algumas épocas do ano, milhares de pessoas iam até o monumento de pedras para rituais que marcavam o ciclo de vida e morte. Para ele, Stonehenge foi construído para servir de abrigo para o espírito dos mortos, e que os povos os levavam para junta-los a seus ancestrais em troca do dom da vida e da fertilidade. Porém, encontrar evidencia para uma teoria como essa não é nada fácil. Mas o que acontece com as outras teorias fortes e existentes? A crença de Pearson desafia as outras. O circulo de pedra também é entendido como um local de observação astronômica por causa da posição de suas pedras nos solstícios de verão e inverno e que rituais de adoração a divindades solar eram realizados por lá.

Pearson acredita que ao amanhecer do início dos solstícios de verão, em que o sol nascente se alinha ao círculo de pedra e atravessa o arco da pedra principal, fazendeiros que moravam por perto se reuniam em Stonehenge para o inicio das celebrações de verão para agradecerem a seus ancestrais e trazerem a vida de volta a terra para torná-la fértil novamente. E que no solstício de inverno eles completavam seu ciclo anual com uma cerimônia para os mortos, e que ao contrário do solstício de verão em que primeiro os povos iam para o circulo de pedra e depois para o círculo de madeira, nesse eles se dirigiam primeiro a Durrington Walls, na construção de madeira, e depois seguiam para Stonehenge.[pic 3]

De acordo com algumas informações e pesquisas, Stonehenge teve 3 fases de construções. A primeira em torno de 3000 anos aC, era formada por estruturas de madeira que formavam uma simples construção de uma vala circular, a segunda de pedras azuis vinda de uma região de algumas centenas de quilômetros de onde ele está situado hoje, e a terceira fase é o formato atual do santuário.

O santuário Stonehenge é um dos maiores projetos de construção da pré história, não se sabe quanto tempo demorou a ficar pronto, mas a teoria mais forte e que prevalece da forma de construção do monumento é de grande planejamento e cooperação de centenas de pessoas, em que as gigante pedras que tinham peso superior a 40 toneladas eram postas em cima de troncos que rolavam fazendo-a se locomover, e que a medida que se ia andando, os últimos troncos eram retirados e colocados na frente, em que centenas de pessoas puxavam a gigante pedra por cordas até chegar no local desejado para ela, que já estava escavado e pronto pra recebê-la. Faziam uma espécie de morrinho do lado do buraco escavado para que a pedra subisse e caísse direto no local de escolha, e depois a levantavam até ficar em vertical. Acredita-se que as rochas usadas na construção do santuário não eram qualquer tipo de rocha, pois para Pearson, elas eram cheias de significado, podendo ter até alma e espírito. Stonehenge foi o mais rico e maior cemitério de cremação da época. Centenas de restos mortais foram encontrados em volta de sua localização, o que aumenta mais ainda a teoria do significado das pedras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (380.4 Kb)   docx (280.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com