TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Uma Página, Explicando o Surgimento da História e Ambiente e as Fontes de Pesquisa.

Por:   •  14/10/2016  •  Resenha  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE[pic 1][pic 2]

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO

HISTÓRIA LICENCIATURA – EAD

HISTÓRIA E AMBIENTE

Paula Michele Carvalho – 86173

paulamichcarvalho@gmail.com 

Atividade 1.

Resenha de uma página, explicando o surgimento da História e Ambiente e as fontes de pesquisa.

História e Ambiente é a ramificação da história social voltada pesquisas ambientais. A natureza não se transforma somente por si só, muito é feito pelo homem através dos anos. Embora esta situação de alteração e transformação da natureza de forma natural ou a vinculada ao homem tenha começado a milhares de anos, a sua observação sob o contexto histórico foi um tanto tardia.

A história ambiental é pesquisada em uma região específica, o que torna o resultado da pesquisa único e fiel. O princípio da observação é feito sobre o estado natural em que a natureza da região pesquisada se encontra. Como o tipo de vegetação, rios, animais, tipo de solo e tudo mais que esteja ali por obra da natureza. Após a observação do estado natural da região, passa-se para a pesquisa histórica social, ou seja, a ação do homem sobre essa região, quais fatores influenciaram para a modificação do seu estado natural. E consequentemente o que esta ou será feito para que o homem não o destrua. O autor nos aponta essa realidade ao dizer:

Com essa ênfase em áreas específicas, a história ambiental revela ligação também com a história regional, pois focaliza processos sociais (e naturais) geograficamente circunscritos, embora tipicamente os limites dessas áreas sejam naturais, e não sociais ou políticos. (DRUMMOND, José Augusto, 1991, pág.5)

Ao passar para as características físicas do local, o enfoque da pesquisa torna-se puramente cientifico natural. Voltado ao estado físico e geológico do local, desprendendo-se da ação humana.   Pesquisas cientificas de análises laboratoriais feitas sobre a vegetação, o tipo de solo, os amimais que ali vivem, dentre outras coisas relacionadas ao natural podem indicar quais ações humanas já ocorreram nesta localidade.

Precisam entender o funcionamento dos ecossistemas para avaliar com correção o papel das sociedades humanas dentro delas, os limites da ação humana e a potencialidade de superação cultural desses limites. Freqüentemente é preciso estudar até conceitos e achados “superados” ou “equivocados” dessas ciências, no caso (muito freqüente) de elas terem tido alguma influência identificável no modo como a sociedade estudada interveio no seu ambiente. Ou seja, as ciências naturais, além de “aliadas”, podem ser também parte do próprio objeto de estudo, como manifestações culturais que ajudam a entender os padrões de uso dos recursos naturais. (DRUMMOND, José Augusto, 1991, pág.5).

O tipo de civilizações, que viveram ou vivem em determinada região nos traz muito sobre como a região é tratada, como estão seus recursos naturais, quais tipos de material já foram extraídos nesta região, quais danos ambientais já ocorreram seja pela natureza ou pela mão do homem, quais dos seus recursos são renováveis. As informações para todas estas perguntas estão em várias fontes. Iniciando pela observação do pesquisador em relação ao estado natural da área a ser pesquisada. Sendo que, as fontes para tais pesquisas são inúmeras. Dentre elas encontramos as fontes usadas pelos historiadores culturais: documentos oficiais relacionados ao histórico social da região incluindo as leis. As pesquisas cientificas laboratoriais vinculadas a mudanças do estado natural da região. Relatos formais de desbravadores. O legado deixado pelos exploradores do passado. A tradição oral também pode ser usada. O pesquisador deve lembrar-se que as fontes devem ser verificadas quanto a sua idoneidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com