TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica O Ambiente Escola

Trabalho Escolar: Resenha Critica O Ambiente Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  1.794 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA

RESENHA CRÍTICA

O AMBIENTE DA ESCOLA – O AMBIENTE NA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA – NATUREZA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Rio Branco/Ac

2009

RESENHA CRÍTICA

O AMBIENTE DA ESCOLA – O AMBIENTE NA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA – NATUREZA EM EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino da Natureza e da Sociedade.

Coordenadora: Prof. Fábio Gourlart de Andrade.

Tutora Eletrônica: Josiane Barusso.

Tutor de Sala: Eliana

Rio Branco/Ac

2009

RESENHA – EDUCAÇÃO AMABIENTAL NAS ESCOLAS

Texto - O ambiente da escola – o ambiente na escola uma discussão sobre a relação escola – natureza em educação infantil (08 páginas), site www.portaleducaçao.com.br, doutora em Arquitetura e Urbanismo, Gleice Azambuja Elali, traz um conjunto de idéias, sobre o Ambiente da Escola uma discussão sobre a relação escola natureza na educação .

Nos 20 primeiros parágrafos que integram a obra, o autor bate intencionalmente sempre na mesma tecla uma variação do tema, o ambiente escola no contexto com relação á natureza, e nos dias de hoje, a obsessão pela conscientização com o meio ambiente, a visão de que o ambiente escola toma diversas formas, o certo esquecimento que se relega á prática dos abusos causados por ele em conjunto, a postura descritiva, purista, alienada, tão comum nos dias de hoje.

A pesquisadora apaixonada pelos problemas de urbanização no ambiente escola, de espírito lúcido e de larga formação na área e professora de longa experiência leva o leitor a descobrir com rigor a preocupação com o espaço físico das escolas, o saber dos falantes, o saber dos autores citados, dos professores, o ensino útil, o essencial do irrelevante.

Essa fundamentação histórica, de que lança mão, falada de forma simples com fim de difundir o assunto tão necessário para o público em geral, sustenta a tese de mestre, e o leitor facilmente se convence de aprender sobre a importância do espaço físico nas escolas e da educação ambiental a partir dele, não é tão complicado como faz ver o ensino tradicional, é antes de tudo, um fato natural.

Consciente desse poder, dessa propensão inata, pela Educação Ambiental em suas diferentes esferas, o aluno poderá ter a palavra para desenvolver seu espírito critico e para falar por si.

Embora a Educação Ambiente no espaço físico da escola, não seja tão original, quanto parecia ser para o grande público, pois as mesmas concepções aparecem em muitos teóricos ao longo da história, tem o mérito de reunir, num texto, convincente fundamentação que lhe sustenta a tese e atenua o choque que os leitores, vítima do ensino tradicional, e os professores da Educação infantil, têm ao depararem com uma obra de um autor como esse que escreve.

O problema é que neste “boom” historiográfico, vozes simultâneas falam em consciência ambiental querendo dizer coisa bem diferentes, referindo – se a pesquisa de natureza bastante diversa.

Por isso, mesmo as discussões sobre os sentidos e limites deste campo de reflexão histórica, são não somente bem-vindos, mas necessários não se trata, porém apenas de uma questão de terminologia, mas de modos diversos de conceber a atividade histórica de formular problemas e abordar a documentação, ligados a tradições historiográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com