TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas

Artigo: Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 05

A Astronomia e a Matemática foram os primeiros ramos da ciência que ocuparam a atenção dos egípcios. Ambas se desenvolveram com fins práticos. Era uma concepção pragmática do conhecimento, o saber deveria atender a fins específicos.

Cite, portanto, duas conquistas para as quais essas ciências deram sua contribuição.

Os conhecimentos astronômicos dos egípcios têm de ser inferidos de representações astronômicas acompanhadas de legendas, oriundas ora nos monumentos funerários – as pirâmides, como nos calendários que enfeitam as tampas dos sarcófagos.

O estabelecimento do calendário e a orientação de alguns monumentos fornecem indicações sobre os conhecimentos práticos dos egípcios no terreno da astronomia.

Entretanto, sabe-se que a matemática egípcia era bastante elementar. E para o estudo da astronomia, os métodos de cálculo são de grande importância. Porém a matemática egípcia se constituía em reduzir todos os cálculos a séries de adições.

QUESTÃO 06

O historiador grego Heródoto (484 - 420 a.C.) viajou muito e deixou vivas descrições, com reflexões sobre os povos e as terras que conheceu. Deveu-se a ele a seguinte afirmação:

"O Egito, para onde se dirigem os navios gregos, é uma dádiva do rio Nilo".

A partir do citado acima, ofereça subsídios adequados à compreensão da realidade meio físico/ação humana na formação da civilização egípcia.

Localizada no nordeste da África, a civilização egípcia teve seu crescimento fundamentalmente vinculado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo. A partir da observação e conhecimento do sistema de cheias desse rio, os egípcios aperfeiçoaram uma avançada atividade agrícola que garantiu o sustento de um grande número de pessoas.

Além dos fatores de ordem natural, devemos salientamos que a presença de um Estado centralizado, comandado pela figura do Faraó, teve grandiosa importância na organização de um vasto número de trabalhadores subordinados ao mando do governo.

A partir disso, a civilização egípcia tornou-se uma das mais enigmáticas a serem desvendadas e sua cultura desperta até hoje o fascínio nos interessados em desvendá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com