TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas História: Mercantilismo e Absolutismo

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 6

Respostas história: Mercantilismo e Absolutismo

  1.   O absolutismo é um regime onde apenas uma pessoa exerce poder sobre todo um reino (monarquia), ou seja, exerce amplo poder. Essa pessoa é denominada monarca, podendo ser ela um rei, uma rainha ou um imperador. Teve início na Europa no século XVI e perpetua até hoje, porém com uma minúscula frequência.

  Através do absolutismo, os monarcas têm o poder de fazer leis sem aprovação social e criar impostos e tributos para financiar seus próprios projetos ou guerras. Normalmente, um rei absoluto estaria envolvido em assuntos religiosos, muitas vezes chegando a subjulgar(ter poder sobre) o clero.

  Em resumo, o monarca exercia os três poderes: executivo, legislativo e judiciário.

  1.   O mercantilismo foi uma prática econômica que vigorou na Europa entre os séculos XV e XVIII e ajudou a consolidar a posição da burguesia como classe social dominante. Suas origens estão na transição do feudalismo para o capitalismo, na crise da Idade Média e na formação dos Estados-nação. Os monarcas intervinham na economia em busca de riquezas, como metais preciosos.

 Suas principais características foram:

  Metalismo: Defesa do acúmulo de metais e pedras preciosas, como ouro, prata e diamantes. Portugal e Espanha aplicaram essa característica comercial na organização da exploração das colônias americanas. Os espanhóis conseguiram garimpar ouro nos primórdios da colonização, enquanto os portugueses não tiveram a mesma sorte logo após desembarcar na costa brasileira. Não foi até o século 18 que os pioneiros descobriram as primeiras minas de ouro no interior do Brasil.

 Doutrina Colbert: Incentivar a manufatura e atrair riqueza por meio de entradas de moeda estrangeira. Também procurou limitar os gastos domésticos. Esse recurso é baseado na ideia do ministro francês Jean-Baptiste Colbert.  

  Superávit comercial: No comércio, um país deve vender mais e comprar menos, ou seja, exportar mais e importar menos. Como resultado, sua balança comercial será positiva.

  Protecionismo alfandegário: cobranças de impostos sobre produtos estrangeiros para proteger o mercado interno.

(reformular textos)

  1.   A partir do século XVII, devido ao lento desenvolvimento da indústria e do comércio, o Império Espanhol experimentou um enorme processo de declínio. No início do século 18, a dinastia espanhola mudou. Em 1700, Filipe V da dinastia Bourbon, neto do rei absolutista francês Luís XIV, subiu ao trono, encerrando a dinastia dos Habsburgos. Os Bourbons procuraram restaurar o prestígio e o poder que a Espanha tinha no século XVI. Para isso, começou a implementar uma série de reformas na economia e na organização do Estado. Também tentou expandir seu poder por meio de guerras com potências europeias, principalmente na segunda metade do século XVIII. A Reforma da Dinastia Bourbon As reformas implementadas pelo rei Carlos III foram significativas no fortalecimento do absolutismo espanhol. Entre as principais medidas podemos citar:

- Reestruturação da economia espanhola;

- Mudanças nas relações da Espanha com suas colônias, com o principal objetivo de aumentar a arrecadação de impostos para a coroa espanhola;

- Adoção de medidas para tirar poder das corporações, que intermediavam o comércio entre as colônias e a Espanha;

- Implementação de uma nova política de divisão territorial na Espanha e nas colônias americanas. O objetivo era aumentar o poder da coroa sobre as províncias, que passaram a se chamar Intendências.

  Após o governo de Napoleão, o absolutismo espanhol enfraqueceu no início do século XIX. A independência das colônias americanas a partir do mesmo período também favoreceu o declínio do poder monárquico espanhol. Após a abdicação do rei Amadou I em 1873, começou a Primeira República da Espanha.

Os principais monarcas absolutos da Espanha:

- Filipe V (reinou de 1 de novembro de 1700 a 15 de janeiro de 1724).

 - Fernando VI (9 de julho de 1746 a 10 de agosto de 1759).

- Carlos III (10 de agosto de 1759 a 14 de dezembro de 1788).

- Carlos IV (14 de dezembro de 1788 a 19 de março de 1808).

 - Fernando VII (19 de março de 1808 a 6 de maio de 1808).

  1.   Nos tempos modernos, o estado francês é considerado um dos melhores exemplos abrangentes do absolutismo europeu. No entanto, a centralização política na França ocorreu gradualmente, a partir do século X com a ascensão da dinastia capetíngia. No final da Idade Média, esse processo foi ameaçado pela guerra, que, com a eclosão da Guerra dos Cem Anos, colocou em risco a unidade política do país. No século XVI, a dinastia Valois restaurou o fortalecimento da autoridade monárquica nas sangrentas guerras religiosas que varreram o país. Durante o reinado de Carlos IX (1560-1574), repetidos conflitos entre a aristocracia católica e a burguesia calvinista comprometeram a estabilidade do poder monárquico. Em 24 de agosto de 1572, a noite de São Bartolomeu marcou um dos confrontos mais violentos, matando 30.000 habitantes da cidade de Paris
      Posteriormente, o trono francês foi ocupado por Henrique III, que teve que reafirmar sua autoridade em guerras com os nobres católicos Henrique de Guise e o protestante Henrique de Navarra, que também tinha ambições de suceder o governo. Neste conflito, comumente conhecido como a Batalha dos Três Henriques, os protestantes foram vitoriosos. Assim, sob a liderança do monarca Henrique IV, começou a dinastia Bourbon. Para acabar com o conflito religioso, o novo rei assinou o Edito de Nantes, que deu aos protestantes a liberdade de culto. Após este governo, o monarca Luís XIII ascendeu ao trono, conferindo amplos poderes ao ministro Richelieu. Richelieu tomou o poder do estado e tomou medidas para estender o poder da monarquia aos nobres e comerciantes da nação. Além disso, colocou a França contra os Habsburgos durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648).

      A vitória do governo francês neste conflito enriqueceu o tesouro e estabeleceu importantes territórios coloniais para os franceses. Desta forma, o governo de Luís XIV experimentou o auge do absolutismo francês. O rei Luís XIV se preparou para o cargo desde cedo, resumindo a supremacia de um governo autocrático, dizendo que o Estado é ele mesmo. Com a ajuda do ministro Colbert, o monarca consolidou o mercantilismo francês estimulando a atividade burguesa. Apesar de promover essas ações no interesse do Estado e da burguesia, o governo de Luís XIV também representou as contradições que o próprio absolutismo produziu. A fim de impedir a ascensão política da burguesia, Luís XIV revogou o Édito de Nantes. Com tais medidas, o rei poderia perseguir a burguesia quando esta fosse contra os interesses do monarca. Depois que seu governo terminou, as tensões entre o Estado e a burguesia prepararam o terreno para a eclosão da Revolução Francesa em 1789.
  2.  O absolutismo na Inglaterra difere de maneiras importantes em comparação com outras monarquias europeias. Desde 1215, os poderes dos reis foram limitados pela Carta Magna. Portanto, além da nobreza e da igreja, o rei da Inglaterra tinha que considerar o parlamento quando governava.

No século XV, houve uma guerra civil conhecida como Guerra das Duas Rosas (1455-1485). As duas casas de Lancaster e York lutaram pelo trono, e a Casa de Lancaster venceu. Assim começou o reinado de Henrique VII.

Naturalmente, o poder absoluto de cada monarca britânico mudou ao longo do tempo, à medida que a Inglaterra passava por profundas transformações políticas e econômicas.

Por exemplo, uma das primeiras medidas de Henrique VII foi limitar o poder dos nobres, privando-os do privilégio de fazer justiça. Sob os princípios econômicos do mercantilismo, também patrocinou a expedição marítima de John Cabot em 1497 ao longo da costa do Canadá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com