TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Histórias Cruzadas

Ensaios: Resumo Histórias Cruzadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 2

O filme vidas cruzadas apresenta uma história que se passa nos EUA, no Estado do Mississipi e retrata o preconceito racial contra os negros nos anos 60.

O processo de exclusão dos negros é histórico e tem suas raízes na exploração do trabalho e subjulgo dos negros pelas minorias brancas. Explorados, tratados como seres inferiores, como propriedades, que deveriam curvar-se e aos brancos servir e ser sempre fiel.

Um dos momentos da história que revelou o lado perverso e cruel dessa forma preconceituosa foi o apartheid, regime racial de segregação dos negros instituído na áfrica do sul em que os brancos tinham até calçadas especificas nas ruas onde, somente nelas, podiam caminhar.

Momento importante do filme, quando a empregada recusa o abraço da patroa, revela o grande temor dos negros à violação da ordem social da época. Tratados de forma desumana e violenta, sofriam agressões e, muitas vezes, pagavam com a vida pela desobediência.

A personagem Mimmy, juntamente com sua comunidade, representa uma parcela daquela população oprimida pelo preconceito que, juntamente com os que lhe eram solidários, se insurgiu contra o regime e lutou, não somente pelo respeito à questão da raça, mas pela liberdade de fazer suas escolhas a despeito das convenções sociais.

Trazendo estas reflexões para os dias de hoje, a marginalização pelo preconceito continua. Podemos ver de uma observação da realidade acerca de quem são as pessoas que ocupam as cadeias. Possuem um perfil, são os negros e os pobres. Quantos cargos públicos são ocupados por negros, não nos esquecendo no atual ministro do STF Joaquim Barbosa, cuja mídia trouxe à baila a possibilidade de um descendente afro chegar ao poder pelos seus méritos. Sabemos que as coisas não são tão simples e nem tão diferentes da época em que se passa o filme.

A inclusão social dos negros sempre foi um desafio e, atualmente, várias ações são verificadas com intuito de minimizar as consequências sociais da exploração sofrida. Tais ações são denominadas ações afirmativas e, dentre elas, podemos destacar as cotas para ingressos de negros nas Universidades, que visa garantir a igualdade do acesso destas pessoas no mais pleno exercício da cidadania. Sabemos que o caminho é árduo no combate dia à dia de tais práticas repugnantes, o preconceito e a discriminação, mas pela consciência e respeito haverá um dia que será dado a todos viver com dignidade e respeito sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com