TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre o historiador Leopold Von Ranke

Por:   •  18/12/2018  •  Resenha  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

Filho de um advogado e herdeiro de uma antiga família teológica luterana, Leopold von Ranke nasceu em Wiehe, na Turíngia, em dezembro de 1795 e mais tarde tornou-se um famoso historiador e educador alemão. A Turíngia era então parte do Reino da Saxônia, mas foi concedida à Prússia pelos termos de paz de 1815, no final das guerras napoleônicas.

Ranke frequentou a famosa escola particular de Pforta e, depois de estudar nas universidades de Leipzig e Halle, trabalhou como professor de ensino de clássicos gregos e romanos no Gymnasium de Frankfort-on-the-oder; este post sendo um realizado dentro do sistema prussiano. Foi apenas quando empregado como professor em Frankfurt, que ele começou a considerar a tentativa de se envolver seriamente em estudos históricos, inicialmente com o objetivo de melhorar seu conhecimento das eras clássicas, a fim de ser um professor melhor.

Seu primeiro livro, História das Nações Latinas e Teutônicas, 1494-1514 (1824) escrito em Frankfurt, incluiu uma seção anexa intitulada Zur Kritik neuerer Geschichtsschreiber (crítica da escrita histórica moderna) que apresentou uma crítica convincente da historiografia contemporânea condenando sua confiança em tradição e propôs, em vez disso, o método mais objetivo de Ranke. O objetivo de Ranke era reconstruir os períodos únicos do passado como eles realmente eram e evitar injetar a história dos tempos antigos com o espírito do presente; essa abordagem da historiografia é conhecida como historicismo.

Ranke pretendia que seu método fosse aplicável à história moderna - Barthold Niebuhr já havia sido pioneiro em um método científico de investigação histórica a ser aplicado à história antiga. Como estudante, Ranke havia estudado e ficado muito impressionado com a história romana de Niebuhr - ele reconheceu uma dívida com Niebuhr cuja abordagem tinha sido uma fonte de inspiração para o passado.

Ranke desconfiava dos livros-texto históricos e transformava, a cada oportunidade conveniente, o estudo de fontes mais originais. Este método Ranke mais tarde desenvolveu-se para caracterizar principalmente a confiança nas "narrativas de testemunhas oculares e os documentos imediatos mais genuínos". Ele considerou que "a apresentação estrita dos fatos, por mais contingentes e pouco atrativos que sejam, é sem dúvida a lei suprema".

Zur Kritik neuerer Geschichtsschreiber de Ranke foi notado favoravelmente pelo ministro da educação prussiano e, em 1825, foi recompensado com uma cátedra supranumerária na Universidade de Berlim que iniciou o que se tornaria mais de cinquenta anos de associação entre Ranke e aquela Universidade.

Esta nomeação trouxe consigo oportunidades de acesso à biblioteca real da Prússia.

Outros estudos resultaram no segundo livro de Ranke sobre os otomanos e a monarquia espanhola e a qualidade deste trabalho convidou a continuação do favor da autoridade prussiana, que concordou em facilitar os estudos de Ranke a serem realizados em arquivos em Viena. Desses tempos (1827), Ranke foi habilitado, com o apoio de Gentz, a obter a proteção do poderoso ministro austríaco Metternich, o que lhe permitiria acesso muito amplo a materiais arquivados e, assim, obter informações valiosas de outras fontes venezianas. localizado em Viena.

Entre 1818 e 1828, Ranke seguiu seus estudos solitários, sinceros e inovadores, na península italiana, onde a influência de Metternich tinha o poder de abrir todas as portas, exceto as do Vaticano.

A maioria dessas fontes arquivadas não havia sido seriamente acessada por nenhum estudioso histórico no passado e as pesquisas de Ranke em Viena e na península italiana forneceram o material para alguns dos escritos históricos mais respeitados da época.

A autoridade prussiana procurou empregar os talentos de Ranke, por algum tempo, no cargo de redator do Historische-Politische-Zeitschrift, um periódico que pretendia ajudar a defender o governo prussiano contra a crescente onda de opinião liberal e democrática. Neste papel, que durou cerca de quatro anos, Ranke produziu alguns dos melhores pensamentos políticos que apareceram nas Alemanhas por um longo tempo. Dois ensaios famosos As Grandes Potências, que investiga grande rivalidade de poder, e A Conversa Política, que trata com a natureza do Estado e sua relação com o cidadão, datam desse período.

Um talento para a erudição histórica e política provou, no entanto, estar um pouco mal adaptado à tarefa pretendida de prejudicar a eficácia da expressão de aspirações democráticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com