TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa

Resenha: Revolução Francesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 3

Por que o conflito entre o velho regime e as novas forças ascendentes era mais agudo na França do que nos outros países da Europa?

“O conflito entre a estrutura oficial e os interesses estabelecidos do velho regime e as novas forças sociais ascendentes era mais agudo na França do que em outras partes da Europa”(HOBSBAWN,2008,P.86), pois esta mudança resume a condição francesa à época pré – revolucionaria,extistia uma grande tensão social que indicava o começo de um novo tempo, cheio de incertezas do que ainda poderia vir.

Revolução Francesa é o conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França,composto do antigo regime, da autoridade do clero e a nobreza. Que foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana.

A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais na França e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" .A diferença da Revolução Francesa das outras revoluções é que as demais tem um caráter econômico, e a francesa é de caráter político.

Assim terminam os privilégios da nobreza e do clero, um primeiro passo no sentido do igualitarismo.

Segundo Hobsbawm, este poder se transformaria em conflito efetivo após o que chamou de “reação feudal”,que aconteceu na tentativa da nobreza em reaver sua condição privilegiada como classe dominante.

Desde a queda do sistema feudal, a burguesia tinha conquistado diversas posições relativas na direção e administração dos assuntos estatais, já que adquirira crescente importância com o desenvolvimento das relações comerciais.

A Revolução Francesa tinha como objetivo a liberdade da opressão, a diminuição de impostos; tendo como meta a busca cientifica pela produção de produtos que lhe trouxessem o lucro, dando se inicio ao capitalismo.

A Revolução Francesa, e a Revolução Industrial foi chamada também de “ Dupla revolução”, A Revolução Francesa, pode se confirmar ter sido a maior transformação da história humana, marca o surgimento da agricultura e a metalúrgica, a revolução transformou e continua a transformar o mundo inteiro.

A Revolução Industrial foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e por uma série de invenções. A Revolução Industrial foi um processo econômico iniciado na Inglaterra na metade do século XVIII. A produção de bens deixa de ser artesanal e passa a ser mecanizada, ou seja, com a utilização de máquinas movidas pelo vapor e posteriormente pela energia do carvão e elétrica. O mundo deixa a era agrícola e começa a entrar na era industrial.

Com a Revolução Industrial o volume de produção aumenta, e as populações têm acesso aos bens , pois os preços ficam acessíveis.

Os maiores destaques da Revolução Francesa, foi o fim do antigo regime onde o que mais almejavam era derrubar a monarquia, tiveram então o crescimento reconhecido da burguesia e o desenvolvimento do capitalismo.

A década que antecedeu a Revolução foi também de profunda crise econômica. Prejudicando os mais pobres, enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com