TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial

Monografias: Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  3.759 Palavras (16 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 16

Revolução IndustrialO pioneirismo inglês na industrialização A industrialização na Inglaterra teve início por volta de 1760. Os fatores desse pioneirismo não devem ser creditados unicamente à superioridade tecnológica e científica, mas também a condições favoráveis que já existiam no país antes do século XVIII. A consolidação da Monarquia parlamentar, com a Revolução Gloriosa de 1688, alterou profundamente os rumos da economia britânica. O lucro privado e o desenvolvimento industrial tornaram-se prioridades para as iniciativas governamentaisBeneficiados pelas Leis de Cercamentos das áreas comunais agrícolas, promulgadas pelo Parlamento a partir do século XVIII, os proprietários particulares investiram capital na melhoria da produção, promovendo a modernização dos processos da produção e colheita. O trabalho na era industrial

A industrialização na Inglaterra foi muito mais do que o fruto de uma revolução técnica e cientifica. Ela representou uma mudança social profunda na medida em que transformou a vida dos seres humanos,implicando elevados custos sociais e ambientais.

Uma das primeiras transformações diz respeito ao próprio significado da palavra trabalho. O que antes significava o castigo divino pelo pecado original, acarretando dor e humilhação, passou a designar uma condição básica para a salvação perante a Deus, que poderia propiciar riqueza e dignidade. O trabalho passou a dignificar o homem e qualificá-lo, tornando-se um indicador de posição social.

Outro aspecto relativamente é o controle técnico do processo de produção, que passou para as mãos do capitalista no momento em que se instituiu a divisão e o parcelamento do trabalho. O resultado foi a alienação crescente do trabalhador, cada vez mais afastado do produto final do seu esforço. Em outras palavras, o trabalhador perdeu a visão global do processo de produção.

A vida dos primeiros trabalhados das fabricas era extremamente insalubre. Os operários chegavam a trabalhar até 18 horas por dia em ambientes abafados , mal iluminados e sujos. Eles desempenhavam funções cansativas e monótonas, o que os deixava vulneráveis a todo tipo de acidentes de trabalho. Não havia direitos trabalhistas , como férias , horas extras e descanso quando desempregados, os operários não contavam com nenhum tipo de auxílio , e as condições de vida tornavam-se ainda mais precárias.

Se por um lado o uso continuo de máquinas diminuiu a necessidade de mão de obra , por outro levou os industriais a buscarem o trabalho feminino e infantil como opção para baratear o custo da produção . Certas funções femininas , como as tarefas domésticas , o aleitamento e a educação das crianças , foram quase totalmente suprimidas,causando consideráveis descontrole familiar. Sem contar que os salários das mulheres e das crianças eram bem menores que os dos homens.

Paul Mantoux, estudioso da manufatura no século XVIII, primeira fase da revolução industrial ,relata que o trabalho das crianças era muitas vezes preferido, devido à sua docilidade,á maior facilidade no aprendizado , ´´á submissão no cumprimento das ordens e aos salários menores que recebiam .

O escritor inglês Charles Dickens (1812 – 1870) foi um dos mais influentes autores do século XIX. Dickens notabilizou-se por seus contos e romances, entre eles Oliver Twist, publicado em 1838 na forma de folhetins semanais. Na historia, o personagem Oliver Twist é um órfão que vive em um asilo. Aos 9 anos o menino é enviado para trabalhar em uma fábrica. Em seu livro ,Dickens denuncia as contradições da sociedade inglesa da era industrial .

A cidade também mudou de fisionomia, em virtude da concentração de grandes multidões nas área fabris. Até o inicio da industrialização , eram centros comerciais de dimensões relativamente reduzidas, voltadas para a administração, o comércio e todo tipo de prestação de serviços. Nelas viviam funcionários públicos, artesãos, mercadores etc.

Nos núcleos urbanos transformados pela indústria, os pobres habilitavam bairros populosos ou cortiços com péssimas condições sanitárias . a burguesia optou pelos bulevares, alamedas largas, para construir suas casa suntuosas e caras , porém funcionais, na medida em que o mundo burguês procurava basear-se na praticidade e na beleza.

As péssimas condições de trabalho nas fábricas , os baixos salários e o desemprego motivaram uma sucessão de reações por parte dos trabalhadores. No final do século XVIII e no início do século XIX ocorreram formas violentas de protesto , como a inundação de minas, a queima de colheitas e a destruição de máquinas por trabalhadores urbanos e rurais.

O movimento de destruição das máquinas recebeu o nome de ludismo em homenagem ao operário Need Ludd , que, segundo a tradição , teria sido o primeiro operário têxtil a quebrar o tear de uma fábrica. As ações dos ludistas alastraram-se por diversas regiões da Inglaterra. Aparentemente , o movimento possuía vários líderes , que assumiam o título de “General Ludd”. Os principais líderes do movimento foram enforcados e centenas de operários presos.

O processo de resistência dos operários às máquinas não representou algo irrefletido ou cego, um ato contra a alienação do trabalhoao capital, um modo de afirmar seu poder sobre os instrumentos de produção. A destruição do maquinário foi um dos recursos utilizados pelos trabalhadores na defesa de condições de vida mais dignas.

A Moral BurguesaEm termos de sexualidade a moral burguesa nos séculos XVIII e XIX apresentou um duplo comportamento, bem próximo ao que ainda pode ser percebida em algumas sociedades contemporâneas ; castidade para as mulheres solteiras e fidelidade para as casadas ;muitas mulheres para os solteiros e o adultério tolerável para os casados . Mas nada poderia colocar em risco a estabilidade da família ou da propriedade burguesa. Valia a máxima;”a mãe dos seus filhos é diferente”.

Ao longo do século XIX, a classe média - formada pelos profissionais liberais, pequenos proprietários (homens de negócio) e funcionários públicos – cresceu e prosperou . O mundo burguês se abriu para aqueles que possuía talento e certo grau de escolaridade . Suas casas não eram somente o lugar que abrigava o núcleo familiar; eram também “o repouso do guerreiro “ e o local de onde o empreendedor operava, sob o olhar de contemplação da mulher e dos filhos, admirados pela sua capacidade de produzir riquezas e conforto .

AS FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIALA primeira fase da Revolução Industrial correspondeu ao período que se estende de 1760 a 1850; nesse período a Inglaterra liderou o processo de industrialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com