TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial

Trabalho Universitário: Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira Revolução Industrial e seus impactos no meio ambiente

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX, logo mais outros países como França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos ingressaram nesse novo modelo de produção industrial. Essa revolução ficou caracterizada por duas importantes invenções que propunham uma reviravolta no setor produtivo e de transportes: a ciência descobriu a utilidade do carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram simultaneamente a máquina a vapor e a locomotiva. Ambos foram determinantes para dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando um novo panorama aos meios de se locomover e produzir. Os impactos ambientais relacionados a essa fase da revolução industrial está diretamente ligada á queima de carvão, que produz efluentes altamente tóxicos como, por exemplo, o mercúrio e outros metais pesados. Além disso, a libertação de dióxido de carbono causa poluição na atmosfera, agravando o aquecimento global e contribuindo para a chuva ácida.

Segunda Revolução Industrial e seus impactos no meio ambiente

No desenrolar da Revolução Industrial percebemos que a necessidade crescente por novas tecnologias se tornou uma demanda comum a qualquer nação ou dono de indústria que quisesse ampliar seus lucros. Com isso, o modelo industrial estipulado no século XVIII sofreu diversas mudanças e aprimoramentos que marcaram essa busca constante por novidades. Particularmente, podemos ver que, a partir de 1870, uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada Segunda Revolução Industrial.

O conhecimento e pesquisas científicas ganharam maior importância havendo um salto no desenvolvimento tecnológico marcado pelo uso do petróleo como fonte de energia, aço de alta resistência na metalurgia, motores movidos a óleo diesel e força hidráulica.

A demanda por matéria primas para as indústrias como algodão, borracha, chumbo, ferro, cobre, levou as nações européias a explorar intensamente suas colônias, sobretudo Ásia e África.

Com relação à segunda revolução industrial temos o petróleo como fonte de energia, que apresenta um impacto significativo na qualidade do meio ambiente. A poluição do ar, as mudanças climáticas, os derramamentos de óleo e a geração de resíduos tóxicos são resultados do uso combustível.

Terceira Revolução Industrial e seus impactos no meio ambiente

A Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecno-científica permitiu o desenvolvimento de atividades na indústria que aplicam tecnologias de ponta em todas as etapas produtivas. A produção de tecnologias é um ramo que apresenta como um dos mais promissores no âmbito global.

As atividades que mais se destacam no mercado estão vinculadas à produção de computadores, softwares, microeletrônica, chips, transistores, circuitos eletrônicos, além da robótica com grande aceitação nas indústrias, telecomunicações, informática em geral. Destacam-se ainda a expansão de transmissores de rádio e televisão, telefonia fixa, móvel e internet, indústria aeroespacial, biotecnologia e muitas outras inovações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com