TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial

Tese: Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  196 Visualizações

Questão

Após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”.

Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes da Administração Científica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta:

Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?

Resposta:

Antes da Revolução Industrial os produtos eram feitos manualmente e, no máximo com a ajuda de máquinas bem simples.

Após a Revolução industrial, o trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas.

Nesta época, as tomadas de decisões eram embasadas em conhecimentos resultantes da experiência própria das pessoas, e não da ciência.

Também se utilizava muito do improviso, ou seja, não havia planejamento.

O conhecimento empírico, não gerava uma certeza, antes pelo contrário, este tipo de raciocínio possibilitava o erro dentro das empresas, e também era limitado no conhecimento, impossibilitando a ciência.

Com a produção em larga escala, também foi necessário substituir o improviso, pelo planejamento, pois precisava aumentar a produtividade, então surgiu à necessidade da divisão do trabalho.

Estes novos métodos, tinha como objetivo alcançar o melhor rendimento possível dos recursos, aumentar a eficiência, e competência dentro das organizações, para assim enfrentarem a concorrência e à competição que também aumentavam entre as empresas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com