TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial

Trabalho Escolar: Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  1.600 Visualizações

Página 1 de 4

Revolução Industrial

*Contexto Histórico:

A Revolução Industrial é o conjunto de transformações ocorridas, de modo geral, na Europa ocidental, entre os séculos XVIII e XIX. Tais transformações relacionam-se diretamente com a substituição da produção artesanal e manufatureira -realizada com ferramentas- pela produção em série, realizada por trabalhadores assalariados com uso predominante de máquinas.

O processo de industrialização, isto é, de constituição de indústrias (ou fábricas), com suas instalações, máquinas e operários, teve início na Inglaterra em meados do século XVIII e estendeu-se para outros países.

Antes desse período, a maioria das pessoas vivia no campo ou em vilarejos. Trabalhavam em pequenos grupos e produziam, em pequena escala, aquilo o que precisavam-alimentos, roupas e objetos. Havia grandes cidades, porém, eram cidades comerciais e principalmente cidades capitais, ou seja, centros do poder político dos reinos.

*Causas do Pioneirismo Industrial:

O processo de mecanização crescente da atividade industrial acorreu primeiro na Inglaterra, e isso não foi por acaso. Foi nestes pais que ocorreu a primeira revolução burguesa (a Revolução Gloriosa), no século XVII. A burguesia inglesa tornou-se, então, um grupo social bastante poderoso, que, aliado à nobreza rural, promoveu o crescimento econômico do país e lançou as bases para o avanço da industrialização.

Acúmulo de capitais:

Para dar impulso ao processo de industrialização, era necessário bastante capital, algo que a burguesia inglesa foi acumulando ao longo da idade moderna. Isso ocorreu por meio da grande expansão do comercio inglês e da transformação da estrutura agrária.

• Zona de livre-comércio-a Inglaterra tinha a mais importante região de intercambio comercial da Europa, que se expandiu ainda mais depois da revolução Gloriosa, quando foram abolidos os antigos direitos feudais;

• Créditos financeiros-o país também contava com um sistema de créditos financeiros bem desenvolvidos, desde a fundação do Banco da Inglaterra, em 1694.

Oferta de mão de obra barata

As grandes levas de camponeses que perderam suas antigas funções foram obrigadas a migrar ara as cidades (êxodo rural), onde passaram a trabalhar nas indústrias que surgiam. Isso ocorreu, em grande parte, devido ao cercamento das terras comunais, e à substituição da produção agrícola pela criação de ovelhas (produção de lã).

No campo, o investimento gerou uma produção maior de alimentos, ao mesmo tempo em que a medicina se desenvolvia no combate de doenças. A junção desses dois fatores resultou no aumento da população. Eram massas de trabalhadores que tinham como meio de sobrevivência principalmente o trabalho na indústria, em troca de um salário miserável.

Aproveitamento das condições naturais

Além dos fatores, algumas condições naturais foram aproveitadas pelos interessados no processo industrial inglês:

• Posição geográfica- o fato de a Inglaterra ser uma ilha situada à margem da Europa ocidental facilitou o acesso ao comércio marítimo e à exploração dos grandes mercados ultramarinos.

• Recursos naturais- o território inglês contava, em seu subsolo, com jazidas de carvão mineral, importante fonte de energia para o funcionamento das indústrias na época, e de minério de ferro, importante matéria-prima no início da industrialização.

*Principais características:

A criação do sistema fabril mecanizado, isto é, as fábricas passaram da simples produção manufaturada para a complexa substituição do trabalho manual por máquinas. Essa substituição implicou na aceleração da produção de mercadorias, que passaram a ser produzidas em larga escala. Essa produção em larga escala, por sua vez, exigiu uma demanda cada vez mais alta por matéria-prima, mão de obra especializada para as fábricas e mercado consumidor. Tal exigência implicou, por sua vez, também na aceleração dos meios de transporte de pessoas e mercadorias. Era necessário o encurtamento do tempo que se percorria de uma região à outra para escoar os produtos.

Nesse sentido, a Revolução Industrial estimulou o desenvolvimento das cidades — que tiveram que se adaptar ao grande contingente de pessoas que migrava do meio rural em busca de emprego nas fábricas —, bem como a criação de transportes, como a locomotiva a vapor (ou “trem de ferro”), que exigia uma malha ferroviária, isto é, linhas de trem feitas de ferro para estabelecer a ligação entre as regiões.

*Fases da revolução:

• Primeira etapa (1760-1860)

O processo de industrialização ficou mais concentrado no Reino Unido. O maior foi o desenvolvimento da indústria de tecidos de algodão, com a utilização de tear mecânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com