TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução industrial

Resenha: Revolução industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

de condições padronizadas em um tempo mínimo de execução. Outra característica importante do modelo é a proposta de normatização e padronização de tempos e movimentos. Essa padronização envolvia também máquinas e ferramentas, códigos e procedimentos, métodos e processos, de maneira que em toda sua extensão o trabalho seria observado, analisado, acompanhado, medido, percebido, conferido, verificado, enfim controlado de forma direta e pronunciada. As ideias tayloristas colocaram o foco no trabalhador. Voltaram todas as suas atenções à parte variável do processo – já que as máquinas eram automáticas ou semi-automáticas com períodos programados de manutenção – que seria o trabalhador fabril assalariado. Com essas observações e propostas, os gestores puderam, aos poucos, normatizar, padronizar, organizar, disciplinar, rotinizar, cronometrar, enfim, acompanhar detalhadamente todas as fases de execução das atividades produtivas cotidianas controlando essa parte mais "volátil" da produção que se denomina operariado fabril.

Revolução industrial

A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.

A revolução industrial é o marco histórico que deu origem aos estudos administrativos no trabalho e proporcionou a sua evolução. Foi ela que alterou completamente os processos de trabalho, os meios de produção do trabalho, os destinos desta produção e as formas de organização dos trabalhadores,

mudando profundamente a figura do mundo, provocando a substituição das oficinas artesanais pelas fábricas e transferindo o centro dos negócios da agricultura para a indústria. O período da industrialização foi fundamental para o aparecimento da teoria administrativa.

Com o desenvolvimento de novas formas de organização capitalista ouve o domínio da indústria pelos investidores bancários e pelas instituições financeiras e de crédito, e com a formação de acúmulos de capital, ouve a separação entre a propriedade particular e a direção das empresas. Todas estas modificações contribuíram para o surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordens econômicas, políticas e social. Que foram fundamentais para sepultar antigas crenças que impediam o desenvolvimento tecnológico.

E com esse novo mundo capitalista que emergia liderado pela burguesia industrial que detinham toda tecnologia e dinheiro nesse período, foi necessário criar um meio de controlar e separar gastos já, pois já havia a necessidade de obter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com