TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Centro

Artigos Científicos: Rio Centro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1981 um grupo de militares da chamada “linha dura”, insatisfeitos com o processo de abertura política e de redemocratização pelo qual vinha passando o Brasil, organizou um atentado que ficou conhecido como Atentado ao Riocentro. (Riocentro é um centro de convenções no Rio de Janeiro)

No dia 30 de abril de 1981 ocorria um evento com show de vários artistas mpb em comemoração ao Dia do Trabalhador, uma bomba seria instalada no edifício mas ela explodiu antes da hora no carro dos militares, matando o sargento e ferindo o capitão que estavam ali. Uma segunda explosão ocorreu a alguns quilômetros de distância, na miniestação elétrica que gerava a energia para o evento, mas, a bomba que havia sido jogada por cima do muro, explodiu no pátio e não interrompeu o evento.

O exército declarou que radicais de esquerda teriam sido os responsáveis pelo atentado contra o governo, mas a justificativa já não tinha mais força naquele momento. Era visível o envolvimento de militares da “linha dura” com medidas contra o processo de abertura política. Com o fracasso, a “linha dura” e o SNI (Serviço Nacional de Informações) realizaram um esforço conjunto para tentar encobrir o caso. Mesmo assim, um inquérito policial militar foi aberto sobre o caso, só que o fracasso nas investigações para provar a organização do atentado pela “linha dura” levou o ministro da Casa Civil Golbery de Couto e Silva a renunciar ao cargo e o caso foi arquivado.

O episódio serviu para acelerar a falência da ditadura militar no Brasil e possibilitar ainda mais a conquista da democracia quatro anos mais tarde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com