TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotatividade

Resenha: Rotatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  352 Visualizações

É a aceitação da diversidade cultural, tolerando-se num mesmo país, por exemplo, as diversas manifestações festivas, religiosas e de costumes.

Em sociedades monoculturais, a pluralidade sofre restrições e chega a ser perseguida. Um exemplo recente, foi a proibição do uso da burca pelas mulheres muçulmanas na França.

Já no Brasil, assim como nos Estados Unidos, a pluraldiade cultural é amplamente aceita e até protegida constitucionalmente, desde que não viole as normas legais. Aqui, caso uma mulher muçulmana queira andar de burca é perfeitamente possível. E, mesmo se numa escola a menina tiver que entrar de uniforme, a Justiça pode reconhecer o direito do uso do véu ou da própria burca.

Em países monoculturais, por exemplo, atividades religiosas que não sejam práticas da religião oficial, podem ser proibidas ou ficarem restritas aos templos ou casas. Já no Brasil, que é uma sociedade pluralista, graças a Deus, não só católicos e evangélicos podem fazer suas passeatas pelas ruas tipo as processões e as ridículas "marchas para Jesus". Se um grupo umbandista ou judeu resolver se reunir na orla de Copacabana para fazer um cult ao ar livre, é plenamente possível.

De qualquer maneira, a pluralidade cultural nunca será absoluta. E até certo ponto eu acho bom. Se um grupo de estrangeiros resolver praticar sacrifícios humanos, a castração feminina ou a poligamia, o Estado não poderá permitir. Um árabe, por exemplo, vai até conseguir morar com várias mulheres, mas só poderá casar com uma perante o registro civil.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com