TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotatividade No Setor VArejista

Casos: Rotatividade No Setor VArejista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: Rotatividade de mão de obra no varejo supermercadista

PROBLEMA DE PESQUISA: Quais são os elementos motivadores da alta rotatividade no varejo supermercadista? Quais são as medidas adotadas pelos empresários para diminuir esse problema?

OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo identificar as causas do grande turnover existente no varejo supermercadista e apontar medidas para amenizar essa realidade. A pesquisa que será adotada é o estudo qualitativo de três mercados existentes na região, a coleta de dados será através de questionários com colaboradores – questionar os pontos de insatisfação - e empresários – descobrir se há ações para amenizar o problema da rotatividade - do setor varejista.

Ao final obter dados para analisar o perfil da rotatividade nas empresas estudadas e apresentar propostas que contribuirão para uma melhor gestão e, consequentemente, diminuição dos índices de turnover.

ATIVIDADE 1

a) Título do trabalho:

Fatores que podem influenciar na rotatividade de pessoal: um estudo de caso na rede de supermercados de londrina

Ano:

2011

Nome dos autores:

Anderson Soncini Pelissari, Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez, Márcio Dellovo, Demerston Diniz Siqueira, Emerson Barusso, Leandro Aparecido de Almeida

Link:

http://www.aedb.br/seget/artigos10/4_Artigo%20Turnover%20no%20Segmento%20Varejista.pdf

b) Problema de Pesquisa:

Rotatividade no setor varejista.

c) Objetivo geral do trabalho:

Objetivo identificar os fatores que podem influenciar na rotatividade de funcionários em uma Rede de Supermercados em Londrina - PR

d) Estrutura adotada no referencial teórico:

Os tópicos tem relação direta com o objetivo geral do trabalho, pois sintetiza as definições de alguns mecanismos de motivação para posteriormente haver uma conclusão precisa e clara.

2 Rotatividade de pessoal;

2.1 Alguns fatores que influenciam a rotatividade de funcionários

2.1.1 Plano de carreira

2.1.2 Clima organizacional

2.1.3 Motivação

e) Metodologia do trabalho:

O trabalho foi realizado através de um estudo quantitativo, pois os dados foram obtidos através de entrevista. Há também uma abordagem qualitativa, pois analisou os dados e interpretou os resultados.

f) Resultados encontrados:

Na pesquisa realizada, foi obtido as causas da rotatividade no setor varejista na visão dos funcionários.

O clima organizacional, segundo a pesquisa, é fator determinante para promover a motivação. A pesquisa também aponta os benefícios oferecidos pelas empresas e o salário como importantes para a manutenção no setor.

g) Considerações:

Os autores atingiram seu objetivo durante o estudo sobre rotatividade e motivação. Ao longo do artigo, eles apresentaram uma pesquisa realizada com os funcionários de uma rede e identificaram todos os fatores que causam a rotatividade.

Os gestores de recursos humanos podem se apoiar no conteúdo do estudo para elaborarem um plano que possa reter esse funcionário que não está motivado dentro da organização atual. Este artigo foi muito importante para análise e entendimento do propósito do meu TCC, é um trabalho curto mas bastante interessante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com