TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTATIVIDADE X MOTIVAÇÃO

Trabalho Universitário: ROTATIVIDADE X MOTIVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  5.645 Palavras (23 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 23

[pic]

agradecimentos

A DEUS, POR TER ME CONCEDIDO, ATRAVÉS DE SUA BONDADE INFINITA, O POTENCIAL DE CONCRETIZAR MAIS UMA CONQUISTA EM MINHA VIDA.

Ao meu tutor de sala, amigos e colegas que sempre contribuíram e auxiliaram em todos os momentos.

A meu Orientador Leandro Dal Sochio que esteve sempre disposto e paciente nas orientações.

A minha amiga Kátia de Paula Avelino pelo apoio e contribuição em todos os momentos.

Aos demais amigos de curso pelos bons momentos que passamos juntos.

PRADO, Edineia Meurer. Fatores Motivacionais relevante para a permanencia do funcionário na empresa Aliança Materiais para Construção de Guarantã do Norte/MT. 2011.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade do Norte do Paraná, Londrina, 2011.

RESUMO

NO MUNDO COMPETITIVO EM QUE VIVENDO, A BUSCA POR PROFISSIONAL QUALIFICADO E COMPROMETIDO COM A EMPRESA ESTA CADA MAIS ACIRRADA. È GRANDE O DESAFIO PARA MANTER UM PROFISSIONAL SOMENTE COM A INFLUENCIA SALÁRIAL. O DIFERENCIAL ESTÁ EM BUSCAR SEMPRE MOTIVAR SEUS FUNCIONÁRIO ATENDENDO SUAS NECESSIDADES COMO UM TODO.

Ter um profissional motivado requer das empresas que elas ofereçam um ambiente agradável e motivem sempre seus funcionários a dar o melhor de si buscando o crescimento da empresa.

São inúmeros os fatores que influenciam essa motivação dentro de uma empresa. O que se pretende descobrir com o presente trabalho é identificar esses fatores que levam os funcionarios a permanecer na empresa Aliança Materiais para Construção.

Palavra – chave: Motivação, Comprometimento, Permanência.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 14

2 JUSTIFICATIVA 15

3 PROBLEMA DE PESQUISA 17

4 OBJETIVOS 18

4.1 OBJETIVO GERAL 18

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 18

5 REFERENCIAL TEÓRICO 19

6 METODOLOGIA 25

6.1 LIMITAÇÕES DO ESTUDO 25

6.2 TÉCNICAS, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS. 25

7 DESENVOLVIMENTO 26

7.1 Caracterização da empresa. 26

7.2 ANALISES DOS DADOS 28

8 APRESENTAÇÃO DOS DADOS EM GRAFICOS 30

9 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 44

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 45

APÊNDICES 48

APÊNDICE I – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 49

INTRODUÇÃO

No dia a dia são grandes os desafios das empresas tanto no ambiente interno quanto no externo. As organizações estão mais atentas e preocupadas com a motivação de seus colaboradores. Certamente porque diante das constantes mudanças tecnológicas e da necessidade de atualização dos conhecimentos, as pessoas têm sido consideradas o seu maior ativo, o capital intelectual. È por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes que as empresas têm atingido vantagem competitiva, para gerar a competência necessária para que se mantenha a qualidade e a motivação em um ambiente onde a concorrência está cada vez mais acirrada. Colaboradores motivados trabalham felizes e apresentam melhores resultados financeiros, pois a motivação tem relação direta com o desempenho.

Para tanto o presente trabalho volta sua atenção para a motivação nas organizações, como o intuito de saber até que ponto os fatores relevantes da motivação contribuem significativamente para que o profissional permaneça por longo período em uma determinada empresa, levando em conta o turnover ou a alta rotatividade de funcionários nas empresas em geral.

A motivação em ambientes organizacionais guarda uma relação histórica com as melhorias no mundo do trabalho e com a progressiva consideração pelo fator humano nas organizações.

Estagiar na empresa Aliança Materiais para Construção possibilitará uma melhor compreensão desta realidade vivenciada pelos colaboradores e quais fatores que influenciam em sua motivação e permanência na empresa.

JUSTIFICATIVA

No Brasil, os graves problemas educacionais que o país enfrenta como índices de analfabetismo, afetam muito a qualidade da força de trabalho disponível, aumentando a oferta de mão de obra não qualificada, que hoje tem demanda menores e baixos salários, por outro lado, com as restrições da contratação de mão de obra qualificada, houve uma grande quantidade de vagas em aberto por não conseguirem candidatos aptos.

No contexto histórico, político e econômico do município observa - se um grande índice de desemprego e uma grande rotatividade de funcionários nas empresas, onde aparece como fator determinante a grande deficiência a baixa qualificação de mão de obra especializada.

Já as empresas que conseguem contratar funcionários qualificados para os cargos oferecidos, têm grandes dificuldades de mantê-los na empresa por longo período.

Conceituando rotatividade de pessoal (Turnover) apresento a visão de CHIAVENATO (2006), onde define a flutuação de pessoal entre as empresas e seu ambiente, sendo o resultado pelo volume de pessoas que entram e saem das organizações. Normalmente quanto menor o numero de entradas e saídas de pessoas para as organizações, entende-se que se trata de uma empresa saudável, pois o capital humano existente e é mantido, exceto quando ela realiza esta movimentação para intercambiar parte de seus recursos por outros de melhor qualidade disponíveis no mercado. Ainda seguindo a visão de Chiavenato (2006) vemos que:

A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito, a conseqüência de certos fenômenos que localizados interna ou externamente à organização que condicionam a atitude e o comportamento pessoal. É, portanto, uma variável dependente daqueles fenômenos internos e ou externos à organização. (CHIAVENATO, 2006, p.155).

Com isso, vemos que é de grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com