TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Período Colonial

Por:   •  8/10/2018  •  Dissertação  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

Roteiro

  1. Abertura

  1. Diferentes acomodações

  1. Introdução
  1. Período colonial de 1500 a 1822
  1. Bahia 1° capital: Falar sobre o capital Salvador e onde os portugueses se atracaram

A primeira acomodação dos portugueses foi uma oca feita pelos os índios Pataxó

A mais antiga tribo do Brasil  

  1. Tome de Sousa ele quem trouxe os engenheiros carpinteiros e entre outros isto em 1549 trouxe arquitetos, soldados, engenheiros, carpinteiros, botânicos, médicos, jesuítas e vários colonos, a maioria deles degredados portugueses, para dar início à construção da capital daquela que seria em pouco tempo a colônia mais importante de Portugal. É também no seu governo que se desenvolve o cultivo da cana de açúcar baseado no trabalho escravo africano e é introduzido o gado no Brasil.

  1. Primeira construção forte de São Marcelo na Bahia. Por, mas eu seja uma construção militar.  Construída por Leonardo Torriani e outros 1608
  1. Planta baixa Fundação do Forte
  1. Ciclo do ouro exploração de minas em Minas Gerais- Mato Grosso e Goiás   teve um início no século XV mais o seu ponto mais forte foi no final do século XVII - Taubaté (MG), em 1697 A maio descoberta de ouro. (mato grosso e goiás)
  1. Igreja de São Antônio pintada com ouro, alvenaria de barro e fundação de pedras.
  1. Época do aço e ferro. Século XVII tudo era muito grosseiro as maiorias das ferramentas era para a carpintaria. Lembrando que a mareta veio dos primórdios.
  1. A primeira ponte de ferro foi projetada em 1777 - a Ponte Coalbrookdale, na Inglaterra. 
  1. Rio de Janeiro em 1763, 2° capital por causa do ciclo do ouro. Já que teve muitas explorações. De ouro e diamantes.
  1. CONSTRUÇÕES
  1.  Abertura
  1. Fundações
  1. Fundação de adobe: As construções de adobe devem ser executadas sobre fundações de pedra comum, cerca de 60 cm acima do solo, para evitar o contato com a umidade ascendente (infiltração)
  1. Alicerce de parede de pau-a-pique
  1. Enchimento do espaço entre o baldrame e o solo.
  1. Evolução da taipa de pilão.
  1. ALVENARIA
  1. Adobe: mistura homogênea de diversos componentes, como água, areia, argila e fibras naturais, prensados artesanalmente em moldes. As primeiras construções tinham a forma de colmeia, abertas para ventilação, ideal para regiões secas. falar sobre a técnica e como foi feita.
  1.  Barro queimado: desenvolvido pelos Assírios, a argila queimada em altas temperaturas se torna mais dura e forte, além de não se dissolver quando exposta à água. falar sobre a forma que era feita de madeira. com medidas feita pela a palmo da mão. (2 palmos cerca de 40 cm).
  1. Argila seca ao sol: sem o conhecimento geométrico, os egípcios construíram as primeiras pirâmides há cerca de 6 mil anos utilizando a argila seca ao sol.
  1.  Blocos de arenito: foram usados na construção das pirâmides mais famosas entre 3700 a 3550 a.C. O impressionante nesses projetos foi a tecnologia empregada em sua confecção.
  1.  Bloco de pedra Era o material que conferia maior resistência aos muros, razão porque era utilizada nas fortificações, igrejas monumentais e nas construções oficiais. No início da colonização, ainda no século XVI, já encontramos construções assim realizadas. É o caso da torre que Duarte Coelho ergueu em Olinda em 1535. Foi a técnica preferida das igrejas de Ouro Preto
  1. Cantaria a pedra lavrada de maneira precisa, de modo que as peças se ajustam perfeitamente umas sobre as outras sem o auxílio de argamassa aglutinante. Para o assentamento rigoroso utilizamse grampos metálicos e, às vezes, óleo de baleia como adesivo, para auxiliar na vedação.
  1. Taipa de Pilão A taipa de pilão foi o material mais empregado nas construções coloniais no Brasil, devido sobretudo à abundância de matéria prima – o barro vermelho
  1. Enxaimel: “ Treliça” – espaço de uma parede feita a partir da estrutura de caibros preenchida com material entrelaçado e posteriormente preenchido com barro.
  1. Pau-a-Pique: Sistemas mais utilizados devido a suas qualidades – baixíssimo custo (todos os materiais são naturais), resistência e durabilidade.
  1. CAL: A caiação era feita de cal de mariscos, de pedra ou tabatinga Falar a tabatinga e é o nome dado a argila branca
  1. Corte da casa mostrar a estrutura (costa)
  1. Corte da casa mostrar a estrutura (frente)
  1. Vedações
  1. Janelas

 

  1. Portas

  1. Maçaneta e Dobradiças (feito de ferro)

  1. Piso
  1. TÁBUAS CORRIDAS: Os pisos de tábuas corridas de madeira eram os mais comuns em pavimentos elevados do solo. Em alguns lugares, a única solução possível.
  1. TERRA BATIDA: Um piso de terra batida é feito de uma solução de lama fortemente comprimida.
  1. LAJEADOS: Os lajeados eram lajes de pedra – arenitos, gneiss ou calcários, assentados com argamassa de barro. (poderia colocar na área externa e nas cantoneiras do lado de fora das casas)
  1. Seixo rolado: Pedras redondas de rios, chamadas de “seixos”, sobre argamassa de barro. Para melhor aparência, maior resistência e durabilidade, deve-se ser bem compactada.
  1. COBERTURAS
  1. Telhado: Os telhados são, por assim dizer, a marca da arquitetura colonial. Embora no século XVI as boas construções, como casas de Câmara e Cadeia ainda usassem o sapé, eram depois substituídas por telhas. As telhas são sempre cerâmicas, de capa e canal, ou capa e bica, também chamadas telhas canal ou colonial. Fora do Brasil são conhecidas por telhas árabes ou mouriscas. Inicialmente eram moldadas artesanalmente por escravos. Eram naturalmente muito irregulares, o que gerou uma crença popular de que eram “feitas nas coxas”. A expressão inclusive transcendeu o discurso técnico, e é ainda hoje utilizado para designar pejorativamente qualquer coisa mal feita. Por extensão, a expressão passou a designar qualquer coisa mal feita ou irregular.
  1. Telhado duas Águas: é os mais usados. Sem com mão de obra escrava.
  1. Tipos de Telhados
  1. INFLUENCIA
  1. INFLUENCIA INDIGENA: Homem: encarregado de providenciar a madeira para a construção da casa; Mulher: se ocupa em recolher a palha que será usada como cobertura; A palha de buriti era usada pelos homens para amarrar todos os troncos, na construção do esqueleto da casa. Estrutura: madeiras roliças.  Cobertura: folhas de palmeiras (ubim, bacaba, açai, inajá), podendo ser associadas a outros tipos de folhas (bananeira-brava) ou ser de sapê. Fixadas à estrutura por meio de amarrações com cipós.  Paredes: mesmas palhas da cobertura, esteiras, estacas de madeira. Há registros de fechamento em taipa, na região dos rios Branco e Orinoco.
  1. Influência Francesas: O Rio de Janeiro cerca de 450 anos. Parte da sua história está vinculada à França, que exerceu uma grande influência cultural na cidade. A própria fundação do Rio por Estácio de Sá, em 1565.
  1. Influencia holandesa: A principal característica arquitetônica do centro histórico é mesmo a preocupação com o clima, quente e úmido. Entre as soluções, estava o uso de azulejos na impermeabilização das fachadas de taipa. As plantas são em "L" ou em "U", com grandes telhados e venezianas
  1. Influência japonesa
  1. Curiosidades
  1. Muito comum nesta época eram as escadas na entrada
  1. “sem eira nem beira”: A expressão “sem eira nem beira”, que significa sem recursos, na miséria Quando uma residência tinha dois pavimentos, ou mais, isso era significado de que a família possuía posses suficientes para manter escravos, para o transporte de mantimentos e água. Geralmente o pavimento térreo se constituía de comércios.
  1. Porto de Galinhas: Em 19 de maio de 1826, Dom Pedro I do Brasil ratificou a convenção de 23 de novembro de 1825 entre Brasil e Inglaterra que declarava extinto o tráfico de escravos 3 anos após a troca das ratificações. Esta troca de ratificações ocorreu em Londres em 17 de março de 1827, tornando ilegal o tráfico de escravos, portanto, a partir de 17 de março de 1830. Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em Pau-Brasil . No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste Brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de Galinha d´angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.
  1. Feito nas coxas: Os escravos doentes ou impedidos de alguma forma de realizarem trabalhos pesados eram destinados a realizar uma tarefa teoricamente fácil. Eram os responsáveis por moldar em suas coxas o barro quente que seria utilizado como telhas.
  1. MEDIDAS: Finalmente, um sistema com essas características foi apresentado por Talleyrand, na França, num projeto que se transformou em lei naquele país, sendo aprovada em 8 de maio de 1790.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com