TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Russia

Tese: Russia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Tese  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

SOBRE A RÚSSIA

A Rússia é o país com maior território no mundo tendo 17.075.400 km². É uma nação transcontinental cujo território ocupa uma vasta área da Ásia e da Europa, atualmente a Rússia é a sétima maior população do mundo com cerca de 149 milhões de habitantes. O país fez parte da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) que teve seu fim no ano de 1991 tendo como um dos marcos históricos: a queda do muro de Berlim.

Atualmente a Rússia é um dos países composto pelo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) os cincos países mais emergentes na atualidade, formando uma aliança que busca se destacar e ganhar força diante o cenário político internacional.

A Rússia também ocupa o 18º lugar na listas dos países europeus com maior índice de IDH, o seu índice em 2012 foi de 0,849 ficando atrás de países como Noruega, Alemanha, Itália e França. Para se ter uma noção o IDH atual do Brasil é de 0,730, toda essa diferença coloca a Rússia como destaque no Índice de Desenvolvimento Humano entre os países do BRICS, pois seu destaque está na diferença de gêneros, dentre elas, a qualidade na área de saúde e educação.

PIB PER CAPTA DA RÚSSIA

Dentre os BRICS a Rússia é o país que possui o maior Produto Interno Bruto (PIB). Ele detém UU$ 15,9 mil do PIB per capta, enquanto o Brasil fica em segundo lugar com UU$ 10,9 mil, seguido de África do Sul UU$ 10,7 mil, China UU$ 7,4 mil e Índia UU$ 3,4 mil. Mesmo após o seu longo declínio da década de 90 a Rússia tem crescido em taxas significativamente maiores do que a média mundial.

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

Na federação Russa o sistema de distribuição de renda é extremamente deformado - segundo Goriegliad¹ - que disse que vê o problema “não a partir do ponto de vista da justiça social, mas do ponto de vista da eficiência econômica”. Ele agrega dizendo também que 0,2% das famílias da Federação Russa controla quase 70% da riqueza nacional e que essa desigualdade não pode incentivar o crescimento econômico.

O salário médio hoje na Rússia é cerca 40% a 60% o salário médio Europeu. A disparidade social na Rússia é conseqüência direta da reinstauração do capitalismo no país.

Segundo o Banco Mundial, 22% da população russa vivem abaixo do nível da pobreza, definido pela renda mensal de 1.000 rublos, o correspondente a 29 euros ou 38 dólares. Sendo que a renda média dos mais ricos é 15 vezes superior a dos mais pobres no país.

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/conheca_pais/russia/sociedade.html

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=152852&id_secao=9

http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2011/12/brics

http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1243023576.pdf

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/apesar-de-avancos-no-idh-brasil-esta-abaixo-da-media-da-america-latina/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com