TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENTIDO E VALOR DA SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

SENTIDO E VALOR DA SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER

Maria de Fátima da Costa Gonçalves

Resenha

Obra com 18 páginas e 6 tópicos bem definidos, ela relata de forma superficial o teórico Max Weber, obra da Professora do Departamento de Educação II e aluna do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão.

Na introdução a autora começa o sua obra fazendo uma introdução,relatando antes do surgimento da sociologia como ciência, o contexto no qual surgiu os debates a cerca das relações sociais e a influência do pensamento positivista.

No segundo tópico a autora compara o Weber com o seu tempo, e o contexto de sua vivência. Ela é muito clara em dizer que aconsolidação do estado nacional na Alemanha, a nova sociedade industrial e o luteranismo são materiais de análise de Max Weber e que seus trabalhos são pra esclarecer a sociedade européia em especial a alemã.

No terceiro tópico ela tratou de expor o ponto de partida do estudo da sociedade segundo Weber e a influência de teóricos nos trabalhos dEle.

O ponto de partida é que o conhecimento é parcelado, é social e culturalmente definido e tem seu valor orientado . O individuo é influênciado pela cultura e pela sociedade e como a ciência é produzida por homens, os valores socialmente adquiridos pelos homens interferem e influênciam no desenvolvimento da ciência. Com essa análise do conhecimento ele põe em xeque a questão da fidelidade do conhecimento.

Max Weber bebeu dos teóricos Nietzsche, Heinrich Rickert e Wilhelm Dilthey. De Heinrich Rickert seria o ponto de partida e sua influência seria os valores seriam decisivos na seleção e na construção do objeto de conhecimento. De Wilhelm Dilthey o ponto fundamental que marca a influência em Weber é a noção do chamado sentido que amplia o entendimento e possui um caráter histórico. De Friedrich Nietzsche, há duas injunções pontuais: A análise das formas em que se constroem os valores e a noção de caos que está a sociedade moderna.

Weber faz uma distinção entre as ciências da natureza das ciências da cultura. A ciência da natureza explicaria os fatos através de leis especificas e as ciências da cultura se orientam pela probabilidade de compreender o sentido da ação não admitindo leis, está é a base da sociologia compreensiva.

Sobre a racionalização do ocidente ele é sucinto ao afirmar que os valores são inseparáveis dos agentes sociais e dos sujeitos do conhecimento e que de maneira nenhuma há neutralidade na ciência segundo propos os positivistas. Segundo Max Weber são os valores que definem: o que vai se pesquisado , o que é importante e o rumo da pesquisa, esses são os mecanismos que definem a seletividade do objeto e por isso o conhecimento não é uma reprodução da realidade social. Afirmando que a racionalização é um processo peculiar ocidental e que esse processo trouxe o desencantamento do mundo e o fim dos aspectos mágicos e miticos do mundo social.

No quarto tópico a autora aborda todos os mecanismos da construção e da implementação do tipo ideal que é fundamental nos trabalhos de Weber. Para analisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com