TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE MODERNA

Artigo: SOCIEDADE MODERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

Sociedade moderna é o grupo de pessoas que convive em uma limitaçãogeográfica, que interagem entre si e juntos controem um sistema deprodução sustentável. Em outras palabras, é qualquer país, cidade ou estado que viva nos nossos tempos.

O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo ante asociedade e o Estado. Liberdade, propriedade privada e limitação do poder doEstado - eis a tônica do Individualismo. Há tendência em se vincular ou relacionarcapitalismo e individualismo bem como socialismo e coletivismo. Mas aquitrataremos do conceito expresso por Louis Dumont... É uma perspectiva antropológica da ideologia moderna onde ao lado do conceito de umindivíduo que constitui o valor supremo - caracterizando o individualismo - teremoso indivíduo que se encontra na sociedade como um todo, caracterizando o holismo.É do indivíduo que não pode ser submetido a ninguém, sendo as suas regraspessoais que movem a sua existência que trataremos.

O individualismo é o mais ocidental dos valores. Esta primazia do indivíduoconstitui o cerne da herança judaico-cristã. Louis Dumont acentuou como oindividualismo se tornou o valor fundador das sociedades modernas. Quando oindivíduo se encontra na sociedade como um todo, trata-se de holismo e nãoindividualismo. Neste sentido, os dois conceitos se opõem. E, em sua obra LouisDumont apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do conceito moderno deindivíduo e conclui: "se o individualismo deve aparecer numa sociedade do tipotradicional, holista, será em oposicão à sociedade e como uma espécie desuplemento em relação a ela, ou seja, sob a forma de indivíduo-fora-do-mundo. Será possível pensar que o individualismo começou desse modo no ocidente? É precisamente isso o que vou tentar mostrar; quaisquer que sejam as diferenças noconteúdo das representações, o mesmo tipo sociológico que encontramos na Índia- o indívíduo-fora-do-mundo - está inegavelmente presente no cristianismo e emtorno dele no começo da nossa era."

Da compreensão que exprime a afirmação do indivíduo ante a sociedade e oEstado temos que o individualismo se opõe ao nacionalismo. Louis Dumont nos diz o seguinte: "Alguém opõe ao individualismo o nacionalismo, sem explicação. Semdúvida, é preciso entender que o nacionalismo corresponde a um sentimentode grupo que se opõe ao sentimento "individualista". Na realidade, nação,no sentido preciso e moderno do termo, e o nacionalismo - distinto dosimples patriotismo - estão historicamente vinculados ao individualismo como valor. A nação é precisamente o tipo de sociedade global correspondente ao reino do individualismo como valor. Não só ela o acompanha historicamente, mas a interdependência entre ambos impõe-se,de sorte que se pode dizer que a nação é a sociedade global composta de pessoas que se consideram como indivíduos."

Embora seja conceito que permeie a sociedade ocidental, o individualismonão se revelou de um dia para outro em nosso meio, pois a configuração individualista de idéias e valores que nos é familiar não existiu sempre nemaparece de um dia para outro. Fez-se remontar a origem do "individualismo" a umépoca mais ou menos remota, segundo, sem dúvida, a idéia que dele se fazia e adefinição que se lhe dava." E mais: "Pode sustentar que o mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com